Image Map

18 de maio de 2023

Mahoraga

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Mahoraga (sânscrito: महोरग) são uma raça de divindades presentes no hinduísmo, no budismo e no jainismo. Eles são uma das Oito Legiões (sânscrito अष्टसेना, aṣṭasenā) cuja função é proteger o dharmaDharma é uma palavra em sânscrito que significa "aquilo que mantém elevado". No budismo, é lei cósmica que governa a natureza e a vida.

Como os Nagas (outra raça listada entre as Oito Legiões), eles são frequentemente retratados como seres antropomórficos, possuindo corpos serpentinos da cintura para baixo. No entanto, sua aparência pode diferir dependendo da tradição artística, às vezes sendo representados como tendo corpos humanoides com cabeças de serpente. Mahoragas costumam ser associados a grandes serpentes, como as pítons, enquanto os Nagas são mais relacionados à najas. Como os Kinnaras (também listados entre as Oito Legiões) Mahoraga também são associados à música.

Arte de tjota

Budismo Mahayana

No Budismo Mahayana, Mahoraga é o nome de um dos Doze Generais Celestiais protetores de Bhaisajyaguru, o "Buda da medicina".

Cultura Popular

No mangá Jujutsu Kaisen, Mahoraga é o shikigami mais poderoso da técnica das Dez Sombras. Ele nunca foi domado ou comandado como outros familiares na história de toda a Família Zenin. No entanto, os usuários da Técnica das Dez Sombras podem invocá-la por meio de um ritual de exorcismo na tentativa de exorcizá-la a qualquer momento.  Uma outra curiosidade é que a roda em cima da cabeça de Mahoraga é o dharmachakra, a roda da lei e ordem cósmica, um dos símbolos mais antigo do budismo. 

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Muito bacana. Sempre bom conhecer cada vez mais sobre as outras culturas!

    ResponderExcluir
  2. com este tesouro eu invoco

    ResponderExcluir
  3. De fato a pesquisa mais completa q eu ja vi

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby