Image Map

12 de maio de 2023

Kasogonagá

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Kasogonagá (também escrito como Gasogonaga, Qasoxonaxa, dentre muitas outras variações) é uma divindade do clima pertencente à mitologia do povo indígena Toba, na Argentina. Ela vive nos céus e é responsável pelas tempestades e outras condições meteorológicas. Relâmpagos saem de sua boca, enquanto seus rugidos raivosos se transformam em trovões. É responsável pela chuva, ou pela falta dela.

Intimamente associada às montanhas andinas, Kasogonagá costuma aparecer para os pio'oxonak (como chamam os xamãs toba) em visões induzidas por plantas psicoativas,. Nessas visões, ela é descrita como sendo um animal multicolorido, e  O tipo de animal que Kasogonagá é varia de acordo com a localização e tradição oral. Alguns a descrevem como sendo um tamanduá, outros como um elefante e ainda há aqueles que dizem que ela é uma porca.

Mitos e histórias

Um mito fala sobre um homem que certa vez encontrou Kasogonagá no chão, após ela ter caído de sua nuvem. Ela pediu ao homem que fizesse uma fogueira para que ela pudesse subir na fumaça e voltar para o céu. O homem fez o que ela pediu e a colocou em cima da fogueira. Em sua gratidão, ela fez chover e disse ao homem que, se ele precisasse de alguma coisa, poderia pedir a ela. O homem também foi recompensado com poderosos poderes xamânicos. 

Uma história fala sobre seis mulheres Toba que certa vez saíram para colher frutas, e acabaram sendo capturadas pelos militares argentinos. Eles caminharam por "três luas" enquanto seus captores cavalgavam, e as mulheres foram amarradas a uma estrutura de madeira em um campo de concentração. Uma noite, uma das mulheres se comunicou com Kasogonagá, que as ajudou a escapar naquela mesma noite. 

fonte da imagem: https://www.pbs.org/video/kasagonaga-the-cute-kind-monster-we-all-need-right-now-zmmb7y/

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby