Image Map

16 de maio de 2023

Balborinho

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Balborinho (também Borborinho, Barborinho ou Belborinho) é um ser mítico do folclore português, descrito como um redemoinho de vento que surge nas horas abertas (3h, 6h, 9h, 12h, 15h, 18h, 21h e 0h) principalmente em encruzilhadas. Alguns dizem que em seu interior estão as almas penadas de campesinos que cometeram delitos agrários, e que por isso não puderam entrar no céu. Já outros crêem que de seu interior surgem demônios e bruxas, e que em cada folha que seus ventos levantam, vai junto um demônio.

Balborinhos são temidos, e muitos são os métodos usados pelo povo para espantá-los. Na cidade de Briteiros, por exemplo, a recomendação é fazer o sinal da cruz enquanto reproduz-se a seguinte frase: "Vai-te para quem te comeu as leiras". Na cidade de Fafe, o método é semelhante, mudando somente a frase para "Credo, santo nome de Jesus!" No município de Carregal do Sal, usa-se a invocação: "Penico! Caqueiro velho! Vai para o Inferno! Santo Nome de Jesus!". Em Moncorvo, recomenda-se atirar um canivete aberto no centro do Balborinho, a fim de espantar de dentro dele a bruxa que nele se oculta.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby