Image Map

5 de maio de 2023

Corça da Cirinéia

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rebbeca Wu

A Corça da Cirinéia (grego Ελαφος Κερυνιτις; também chamada de Corça Cerinita ou Corça de Cerínia) era na mitologia grega uma corça que habitava o monte Cerineu, localizado entre entre a Arcádia e a Argólida. Ela possuía chifres de ouro maciços e polidos e cascos feitos de bronze, e era capaz de correr em altas velocidades sem nunca se cansar. Essa corça especial foi dedicada à deusa Ártemis pela ninfa Taigete, em gratidão por ter sido salva por ela dos avanços sexuais de Zeus. De acordo com algumas tradições, Taigete se recusava a ceder aos desejos de Zeus, e para despistá-lo, Ártemis teria transformado a ninfa em uma vaca.

O Terceiro Trabalho de Héracles

Capturar a Corça da Cirinéia foi o objetivo do terceiro dos doze trabalhos de HéraclesApós o herói ter cumprido os dois trabalhos anteriores, matando o Leão de Neméia e a Hidra de Lerna, o rei Euristeu resolveu exigir que Héracles capturasse a Corça de Cirinéia viva, sabendo que a mesma era consagrada à Ártemis e assim desejando criar uma desavença entre a deusa e o seu meio-irmão.

Héracles perseguiu a corça sagrada incansavelmente durante um ano, passando por muitas regiões da Grécia e mesmo além, até que finalmente retornaram à Arcádia. Ela buscou refúgio monte Artemísio, mas Héracles continuou firme em seu encalço. Finalmente, aproveitando-se de um momento em que a corça tentava atravessar um rio, Héracles conseguiu retardá-la atingindo uma flecha em suas patas. Héracles colocou a corça sob os seus ombros e finalmente iniciou sua viagem de volta até Micenas. 

Arte de Kathi Liatskaia

Porém, enquanto o herói atravessava a Arcádia, ele encontrou Ártemis e Apolo, ambos furiosos pelo herói ter violado o animal. Héracles explicou-lhes que, para expiar a culpa de haver matado seus filhos com Mégara, estava condenado a realizar trabalhos para Euristeu, a quem atribuiu a responsabilidade pelo ocorrido. Desta forma convenceu-os a deixá-lo levar a corça ao palácio do rei, em Micenas, com a condição que este a libertasse assim que Euristeu a visse. Além disso, o herói ofereceu sacrifícios expiatórios a Ártemis, para apaziguar os resquícios de sua ira.

Chegando em Micenas, Euristeu ficou encantado com a corça, e desejou mantê-a para si. Como Héracles havia feito uma promessa aos deuses gêmeos, ele resolveu ludibriar Euristeu dizendo para que ele viesse até ele pegar a corça. No entanto, assim que Héracles a soltou, ela partiu em disparada correndo de volta para Ártemis. Assim, Héracles garantiu o perdão da deusa, e enfureceu Euristeu ainda mais.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby