Image Map

19 de maio de 2023

Dian Mu

۞ ADM Sleipnir


Dian Mu (ou Tian Mu, chinês:電母; literalmente "Mãe do Relâmpago"; também conhecida como Lei Zi), é a deusa chinesa do relâmpago, dita usar um par de espelhos para produzir o fenômeno. Consorte de Lei Gong, o deus do trovão, ela é um dos deuses que o assistem na tarefa de produzir tempestades. Os outros deuses são Yun Tong ("nuvem jovem"), que cria as nuvens, e Yu Shi (ou Yu Zi, chinês 雨師, "Mestre da Chuva"), que causa chuvas mergulhando sua espada na água e permitindo que a água escorra da lâmina. Fortes ventanias saem de um tipo de bolsa de pele de cabra manipulada por Fengbo ("Conde do Vento"), que mais tarde foi transformado em Feng Po Po ("Senhora Vento").


De humana à deusa

De acordo com a mitologia, Dian Mu, assim como Lei Gong, já foi uma mulher mortal. Uma versão de seu mito conta que certo dia, ela estava cuidando de sua mãe quando notou que o arroz que ela cozinhava era muito difícil de comer. Ela levou a panela para fora e começou a derrubá-la no chão. Quando Lei Gong, que era fácil de se irritar, viu tal cena, interpretou que ela estava desperdiçando comida e decidiu matá-la com um de seus raios.

Quando o Imperador de Jade  tomou conhecimento do fato, ficou furioso com a atitude imprudente de Lei Gong. O próprio imperador reviveu Dian Mu, e concedeu a ela o título de Deusa do Relâmpago. Lei Gong foi obrigado a se casar com ela e assumir a responsabilidade de cuidar dela. Desde então, Dian Mu trabalha em conjunto com Lei Gong. Ele forneceu a ela dois espelhos para que ela reflita a luz do céu para a Terra, iluminando-a. Assim, Lei Gong pode ver quem ele atinge com seus raios, garantindo que não acerte pessoas inocentes. É por isso que o raio vem antes do trovão.


Uma segunda versão do mito relata que Dian Mu era originalmente uma mulher viúva. Seu marido havia morrido cedo, e os dois não chegaram a ter filhos. Embora muito pobre, ela se recusou a casar novamente, optando por viver com sua sogra já bastante idosa e então cuidar dela. Certo dia, sua sogra implorou para que ela cozinhasse um pouco de carne. 

Como ela não tinha dinheiro algum para comprar carne, ela decidiu cortar sua própria carne e prepará-la para servi-la à sua sogra. Porém, ao sentir o cheiro da carne cozinhando, a idosa inexplicavelmente ficou furiosa, e assumiu que sua nora estava preparando-a para comer sozinha. Ela gritou para Lei Gong para derrubá-la, e o deus não pensou duas vezes antes de obedecer. Com um estalo e um estrondo, o céu escureceu e a viúva caiu morta.

Vendo seu corpo sem vida no chão, a idosa notou que faltava uma tira de carne em uma de suas coxas, e a ferida ainda estava fresca. Percebendo o erro que havia cometido, ela chorou e implorou aos céus que a trouxessem de volta à vida. Depois de ouvir seus gritos, Lei Gong se arrependeu de ter agido tão abruptamente, e pediu ajuda ao Imperador de Jade que a ressuscitasse. Desde então, Dian Mu o auxilia em sua tarefa.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Gostei da primeira versão da história. A segunda é meio estranha demais para mim.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby