۞ ADM Sleipnir
Arte de Giovanni Fim |
Strzyga (polonês, feminino; plural: Strzygi, masculino: Strzygoń) é uma criatura vampírica e demoníaca presente na mitologia e folclore eslavo e predominante no folclore polonês. Ela é descrita como um ser originalmente humano e normalmente feminino, nascido com dois corações, dois conjuntos de dentes e duas almas (alguns relatos falam sobre não possuírem pelos nas axilas, somente uma sobrancelha ou alguma marca de nascença nas costas).
Uma vez detectado algum desses sinais, essa pessoa era tratada como um espírito maligno, e expulsa de sua aldeia. Abandonada à própria sorte (geralmente com pouca idade), ela acaba morrendo, com um de seus corações parando de bater e uma de suas almas deixando o corpo e passando para o além-vida. O outro coração continuará batendo, mas o corpo e a alma desse ser não poderia mais ser considerado humano. No início,a pessoa pode até parecer normal, com a pele talvez um pouco azulada. Logo, porém, ela começa a desenvolver características semelhantes a corujas, como asas emplumadas, orelhas longas e pontudas e garras ferozes. Combinadas aos seus dois conjuntos de dentes irregulares, essas características a torna uma predadora cruel, passando a se alimentar da força vital dos outros para sobreviver.
Arte de Asfodelo |
Hábitos
Strzygi dormem em sepulturas durante o dia e emergem à noite e, embora possam sobreviver inicialmente com sangue animal por algum tempo, logo desenvolverão a necessidade de se alimentar de seres humanos. Eles visam especialmente aqueles que as prejudicaram em sua “primeira” vida, sugando seu sangue antes de também devorar suas entranhas. Entre as táticas de uma Strzyga, está a de se disfarçar de coruja, empoleirando-se em celeiros ou árvores antes de retomar sua verdadeira forma e atacar suas vítimas durante a noite.
Arte de Evgeny Khamatov |
Prevenindo o retorno de uma Strzyga
Acredita-se que haja uma variedade de maneiras de impedir que uma Strzyga volte depois de morrer pela primeira vez. Queimar o corpo e decapitar o cadáver geralmente eram as opções mais populares, mas haviam outras como:
- espalhar pequenos objetos como grãos, por exemplo, no túmulo para que a Strzyga se distraia contando ao renascer;
- dar um tapa no cadáver com a mão esquerda;
- enterrar a cabeça do cadáver para baixo e cortar os tendões de suas pernas;
- Martelar pregos, estacas etc. em várias partes do corpo do cadáver;
- Colocar uma pederneira em sua boca após a exumação;
- Tocar os sinos da igreja (dizem que faz a strzyga se transformar em alcatrão);
- Enterrar o cadáver novamente, fora da aldeia, e prendê-lo com uma grande pedra;
- Exumar o cadáver na presença de um padre e enterrá-lo novamente, após rituais adicionais (como colocar um pedaço de papel com a palavra "Jesus" escrito nele debaixo da língua do mesmo).
Origens
O termo Strzyga deriva de Strix, que na mitologia grego-romana, era uma ave de mau agouro, produto da metamorfose, que se alimentava de carne e sangue humanos. Também se referia a bruxas e outros seres folclóricos malévolos relacionados, como o romeno Strigoi. Não é claro como a palavra strzyga foi adaptada pelos povos eslavos, embora possa ter sido através dos povos balcânicos.
Curiosidade
- https://meettheslavs.com/strzyga
- https://en.wikipedia.org/wiki/Strzyga
- https://brendan-noble.com/the-strzyga-striga-in-polish-mythology/
- Universo dos Vampiros, de Jonathan Maberry;
show! se não me engano ela aparece em the witcher não é?!🤔 só lembro se foi nos jogos ou na série?
ResponderExcluirNos games sim mas na série acho que não, não assisti tudo.
Excluir👍
Excluirela apareceu em the witcher, na série, na 2º temporada.
ExcluirMuito legal, não conhecia essa criatura vampírica, ela me pareceu muito uma versão da Striga!
ResponderExcluir