Image Map

22 de agosto de 2022

Owlman

۞ ADM Sleipnir

Arte de JoseRealArt

Owlman ("Homem Coruja"), por vezes referido como Cornish Owlman ("Homem Coruja da Cornuália") ou  Owlman of Mawan ("Homem Coruja de Mawan") é um criatura semelhante a uma coruja humanóide, com diversos relatos de avistamentos ocorridos na região da Cornualha, Reino Unido. Assemelha-se bastante semelhante ao Mothman ("Homem Mariposa"), com quem é muitas vezes comparado e considerado  a sua contraparte. 

Avistamentos

As histórias sobre o Owlman começaram a circular quando Tony "Doc" Shiels, um artista, mágico e escritor inglês, alegou ter investigado um relato de duas meninas, chamadas June e Vicky Melling. As duas passavam férias com a família na vila de Mawnan, quando em 17 de abril de 1976, teriam avistado uma grande criatura alada pairando sob a torre da Igreja de St.Stephen e St. Mawnan. As duas ficaram tão assustadas com o ocorrido que seu pai cancelou as férias da família e eles deixaram a vila. De acordo com Shiels, uma das meninas (June) lhe entregou um desenho da criatura antes de ir embora, o qual ele próprio apelidou de Owlman.

Desenho entregue a Shiels, feito por June Melling


A história foi posteriormente relatada em um panfleto intitulado Morgawr: The Monster of Falmouth Bay, de Anthony Mawnan-Peller, que circulou por toda a Cornualha em 1976. De acordo com Shiels, um relato de avistamento do Owlman foi reportado em 3 de julho daquele mesmo ano por duas meninas identificadas como Sally Chapman e Barbara Perry, ambas de 14 anos de idade, e que já tinham ouvido falar sobre a criatura. De acordo com o relato, as duas garotas estavam acampando quando foram abordadas por "uma grande coruja com orelhas pontudas, tão grande quanto um homem, com olhos brilhantes e garras pretas em forma de pinça". 


Além dos avistamentos iniciais das meninas em 1976, houveram alegações esporádicas de avistamentos do Owlman nas proximidades da igreja circulando nos anos de 1978, 1979, 1989 e 1995. Durante o ano de 2000, houveram relatos de um som alto semelhante ao de uma coruja que podia ser ouvido durante a noite no pátio da Igreja Mullion.

Possíveis explicações

De acordo com Joe Nickell, cético americano e investigador do paranormal, torres de igrejas são locais de nidificação comuns para as corujas-das-torres (Tyto furcatatambém conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-católica, rasga-mortalha e suindara) que provavelmente foram a fonte dos avistamentos. O autor e apresentador da série de documentários paranormais Fortean TV, reverendo Lionel Fanthorpe, também identificou o avistamento de uma águia-coruja como uma provável fonte da lenda. 

O historiador ocultista Gareth Medway sugeriu que tudo pode ter sido uma invenção de Tony "Doc" Shiels, que tinha a reputação de ser um farsante. Medway observou que testemunhas alegando encontros com um monstro lendário semelhante promovido por Shiels "eram Doc Shiels, ou amigos de Doc Shiels, ou parentes de Doc Shiels, ou relataram seus avistamentos a Doc Shiels (e a mais ninguém), ou então escreveram cartas descrevendo o que viram aos jornais e nunca foram entrevistadas por ninguém."

Arte de pyro-helfier
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. mais um post muito bom, uma curiosidade o homem coruja/owlman aparece na 1ª temporada do desenho Sábados Secretos, que onde eu soube dele pela primeira vez.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby