Image Map

5 de agosto de 2022

Basan

۞ ADM Sleipnir

Arte de Hana-Keijou

Basan (japonês 波山 ou ばさん, ou Basasaba,婆娑婆娑, ambos nomes referentes ao som de suas asas batendo; também chamado de Inu hōō, 犬鳳凰 , “cão fênix”) é uma rara espécie de yokai dita somente ser encontrada nas montanhas de Ehime, localizadas na ilha de Shikoku, no Japão. Ela foi ilustrada por Toriyama Sekien no Gazu Hyakki Yagyō  (鳥山石燕 画図百鬼夜行, "A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios"), o primeiro livro de sua famosa tetralogia e publicado em 1776, e por Takehara Shunsen no Ehon Hyaku Monogatari (絵本百物語, "Livro Ilustrado de Cem Histórias"), publicado por volta de 1841.

Semelhantes em aparência à galinhas e possuindo o tamanho de um peru, os Basan são facilmente reconhecidos por sua crista vermelha brilhante e por sua plumagem colorida e igualmente brilhante, a qual assemelha-se à línguas de fogo. Sua característica mais notável é a sua respiração, que flui visivelmente de sua boca como se fosse fogo, embora não emita calor e nem seja capaz de queimar.

Basan são yokais totalmente noturnos, e pouco se sabe sobre seu comportamento. Eles fazem seus ninhos em bosques de bambu remotos, longe de quaisquer atividades humanas. Madeira carbonizada e brasas compõem sua dieta, e eles costumam vagar por vilas remotas à noite para se banquetear com restos de fogueiras ou de carvão. Quando satisfeitos ou assustados, eles batem suas asas criando o distinto som farfalhante “basabasa”, do qual se origina o seu nome. Dizem que que eles desaparecem no ar quando percebem que foram vistos por alguém.

fonte: 


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby