Image Map

20 de julho de 2022

Pisadeira

۞ ADM Sleipnir

Arte de Francisco Andrade

A Pisadeira (ou Pesadeira) é uma criatura presente no folclore brasileiro, considerada a personificação do pesadelo e associada ao distúrbio conhecido como paralisia do sono. Sua lenda teria sido originária de Portugal, onde detém certa semelhança com o duende conhecido como Fradinho da Mão FuradaNo Brasil, tornou-se popular principalmente no estado de São Paulo e nos arredores de Minas Gerais. 

Ela é geralmente descrita como tendo o aspecto de uma bruxa medonha, aparentando ser uma velha muito magra e de cabelo desgrenhado, pernas curtas e possuindo um enorme nariz. Seus dedos e unhas são compridos e seus olhos descritos como sendo arregalados e de cor vermelho fogo. Seu queixo é revirado para cima e sua boca está sempre escancarada, com horrorosos dentes esverdeados à mostra. 

Arte de Everton (wakwhan)

De acordo com o folclore, a Pisadeira ronda sob os telhados das casas durante a noite, observando o movimento dentro delas e atacando sempre que vê uma oportunidade. Geralmente, o seu ataque ocorre após o jantar, quando sua vítima vai dormir de barriga cheia. Conseguindo uma brecha, a Pisadeira entrará na casa sem ser vista por nenhum morador, e irá até o quarto do seu alvo. Lá, ela sobe em cima da cama e pisa no peito do mesmo, deixando-o em um estado de paralisia. Enquanto o ataque ocorre, a vítima consegue acompanhar e ver tudo o que ocorre de forma consciente, porém totalmente impotente para gritar por socorro ou reagir fisicamente.

Apesar de sua aparência frágil e esquelética, a Pisadeira apresenta um peso descomunal, assim como uma força muito grande para alguém de seu porte físico. Relatos de pessoas que alegaram terem sido atacadas por ela afirmaram não terem visto nada, sentindo somente sua presença e seu peso sobre elas. Outros relataram terem sentido e visto a Pisadeira em toda a sua feiura característica. Alguns contam ainda que enquanto a Pisadeira os asfixiava, ela costumava emitir enormes gargalhadas de prazer, que para o pavor das vítimas, somente elas podiam escutá-la. As demais pessoas da casa não escutam nada, exceto o grito de desespero da vítima quando a Pisadeira cessa o seu ataque.

Arte de Douglas Nogueira (o Reticolo)

O tempo de duração do ataque da Pisadeira costuma variar bastante, de poucos segundos a alguns minutos, e em alguns casos até mesmo horas. Existem inclusive mortes de pessoas ocorridas enquanto estavam dormindo que foram associadas à ataques da Pisadeira. Tais pessoas teriam morrido afogadas com o próprio vômito, após terem seus estômagos cheios de comida pressionados fortemente pela criatura.

Mesmo aqueles que conseguiram se desvencilhar do seu ataque assustador não podem baixar a guarda nunca, já que ela se alimenta do medo deles. Portanto, a chance de ocorrer um segundo ataque é alta.

Arte de Gustavo Rinaldi


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby