Image Map

21 de março de 2022

Joyboy

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Joyboy (literalmente "menino alegre") é o nome de um personagem oriundo ao folclore caribenho, dito ser o espírito que personifica a necessidade humana de dançar, cantar e de se alegrar. Dizem que ele sorri perpetuamente para todas as fraquezas e problemas da humanidade, e cura os problemas humanos através de um ritmo irresistível reproduzido pelo seu tambor. Quem ouve a música tocada por Joyboy é automaticamente obrigado a dançar e cantar junto, até sacudir o "manto negro do desespero" dos seus ombros. Alguns músicos de jazz já alegaram terem capturado os ritmos do Joyboy, mas suas tentativas de reproduzir seus efeitos mágicos jamais chegaram perto de ocorrer.

Joyboy não é um personagem muito famoso, e o pouco que se sabe a seu respeito provém de tradição oral e de canções, em particular no Haiti. Os autores Michael Page e Robert Ingpen em seu livro The Encyclopedia of Things That Never Were dizem que é provável que Joyboy tenha migrado da Africa Ocidental para o Caribe através dos escravos.

Ilustração de Joyboy no livro The Encyclopedia of Things That Never Were

O nome Joyboy ganhou bastante notoriedade graças ao mangá e anime One Piece, onde já foi citado várias vezes ao longo dos anos, e que, até o momento dessa publicação, ainda não é claro se é um título ou uma identidade que alguém possa possuir. No recente capítulo 1043, foi revelado pelo elefante gigante Zunisha que Joyboy retornou, e ele referia-se ao protagonista Monkey D. Luffy que acabava de ser derrotado e dado como morto pelo vilão Kaido. O mistério de anos acerca do que Joyboy significa na obra parece estar perto de terminar.


fontes:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

10 comentários:

  1. Não espera ver uma mensão a um capitulo de One Piece nesse blog, mas o mito de Joy Boy te faz pensar em algumas coisas da vida, principalmente de tudo q ta acontecendo, esperamos poder escutar esse batuque do tambor logo logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz antes duas publicações sobre One Piece onde falo sobre as referências mitológicas da obra, muito ricas por sinal. E descobri recentemente que Joy Boy também era uma figura inspirada em algo mitológico/folclórico, então não pude deixar de pesquisar e trazer aqui para o blog.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sobre Nika em particular eu não encontrei nada além de referências a uma árvore que produz látex e leva o nome de Nika, provavelmente a inspiração para os poderes de borracha do Luffy. Se eu encontrar algo relacionado a um mito real, assim como o Joyboy, trarei numa próxima publicação.

      Excluir
  3. estava procurando uma postagem sobre Muut a coruja negra uma lenda norte americana,só encontrei citações a ela no site do rpg sons of goods(filhos dos deuses),é uma invenção do rpg ou é uma lenda real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma invenção. Segundo a Wikipedia, Muut é a personificação e o mensageiro da morte na mitologia do povo nativo americano Cahuilla, e é descrito como uma coruja ou como o pio de uma. Irei pesquisar mais a respeito para poder trazer algo sobre ele no futuro.

      Excluir
    2. Obrigado,fiquei interessado na lenda de Muut pois ela não é considerada ruim nem agourenta,só meio desagradável e que precisa ser aceita

      Excluir
  4. Tô tentando achar o livro das coisas que nunca existiram, mas não tô achando, sabe onde posso encontrar? Quero muito ler 😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consegui encontrá-lo para download. Tudo o que consegui foi um print da parte onde falava sobre o Joyboy no Reddit.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby