۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
Joyboy (literalmente "menino alegre") é o nome de um personagem oriundo do folclore caribenho, dito ser o espírito que personifica a necessidade humana de dançar, cantar e de se alegrar. Dizem que ele sorri perpetuamente para todas as fraquezas e problemas da humanidade, e cura os problemas humanos através de um ritmo irresistível reproduzido pelo seu tambor. Quem ouve a música tocada por Joyboy é automaticamente obrigado a dançar e cantar junto, até sacudir o "manto negro do desespero" dos seus ombros. Alguns músicos de jazz já alegaram terem capturado os ritmos do Joyboy, mas suas tentativas de reproduzir seus efeitos mágicos jamais chegaram perto de ocorrer.
Joyboy não é um personagem muito famoso, e o pouco que se sabe a seu respeito provém de tradição oral e de canções, em particular no Haiti. Os autores Michael Page e Robert Ingpen em seu livro The Encyclopedia of Things That Never Were dizem que é provável que Joyboy tenha migrado da Africa Ocidental para o Caribe através dos escravos.
Ilustração de Joyboy no livro The Encyclopedia of Things That Never Were |
O nome Joyboy ganhou bastante notoriedade na cultura popular graças ao mangá e anime One Piece, onde foi citado várias vezes ao longo dos anos. No capítulo 1043 do mangá, foi revelado pelo elefante gigante Zunisha que Joyboy havia retornado, e ele referia-se ao protagonista Monkey D. Luffy que acabava de ser derrotado e dado como morto pelo vilão Kaido. Isso ocorre enquanto Luffy "retorna a vida", com as batidas de seu coração reproduzido o som dos chamados "Tambores da Libertação", e despertando sua Akuma no Mi, a Hito Hito no Mi, Modelo: Nika.
- The Encyclopedia of Things That Never Were, de Michael Page e Robert Ingpen;
- https://www.joyboyadvertising.co.th/node/2;
- https://scififanletter.blogspot.com/2014/09/creature-feature-joyboy.html;
Não espera ver uma mensão a um capitulo de One Piece nesse blog, mas o mito de Joy Boy te faz pensar em algumas coisas da vida, principalmente de tudo q ta acontecendo, esperamos poder escutar esse batuque do tambor logo logo
ResponderExcluirEu já fiz antes duas publicações sobre One Piece onde falo sobre as referências mitológicas da obra, muito ricas por sinal. E descobri recentemente que Joy Boy também era uma figura inspirada em algo mitológico/folclórico, então não pude deixar de pesquisar e trazer aqui para o blog.
ExcluirFale sobre NIka por favor
ResponderExcluirSobre Nika em particular eu não encontrei nada além de referências a uma árvore que produz látex e leva o nome de Nika, provavelmente a inspiração para os poderes de borracha do Luffy. Se eu encontrar algo relacionado a um mito real, assim como o Joyboy, trarei numa próxima publicação.
ExcluirSerá q é Nika mesmo ou pode ser Nike com e, pq tem a deusa Nice ou Nike em grego, q é citada na guerra de Titanomaquia e em CDZ tbm, como sendo a deusa da vitória. É ela q está na mão direita de Atena na estátua dela.
ExcluirVem de nsika, um dos nomes de exu. O joyboy caribenho muito provavelmente é baseado no exu (nsika-tira o s: nika)
ExcluirCorrigindo: não é um dos nomes de exu exatamente, mas é relacionado
ExcluirNa verdade, a figura de JoyBoy do folclore caribenho serviu de inspiração para o próprio Nika, sendo que a única diferença foi que o Oda decidiu pegar o nome "JoyBoy" e dar para servir como denominação para aquele que despertar os poderes da Hito Hito no mi Modelo nika.
ExcluirTeoricamente, Joy Boy e Nika não tem nada haver uma coisa com a outra. Joy Boy é isso que foi falado. Nika é um anagrama de Inka( dizem que é um povo, mas na verdade é só o imperador), um povo da América do Sul. Como os egípcios que acreditavam que os faraós eram “divindades “, os incas achavam o mesmo. Resumindo, os imperadores eram tipos deuses, tendo também o deus do sol,que, Eiichiro Oda transformou em:Nika
ExcluirO provável é que Nika tenha vindo de "Nikato Warau" que significa risada em japonês.
Excluirestava procurando uma postagem sobre Muut a coruja negra uma lenda norte americana,só encontrei citações a ela no site do rpg sons of goods(filhos dos deuses),é uma invenção do rpg ou é uma lenda real?
ResponderExcluirTambém gostaria de saber
ExcluirNão é uma invenção. Segundo a Wikipedia, Muut é a personificação e o mensageiro da morte na mitologia do povo nativo americano Cahuilla, e é descrito como uma coruja ou como o pio de uma. Irei pesquisar mais a respeito para poder trazer algo sobre ele no futuro.
ExcluirObrigado,fiquei interessado na lenda de Muut pois ela não é considerada ruim nem agourenta,só meio desagradável e que precisa ser aceita
ExcluirTô tentando achar o livro das coisas que nunca existiram, mas não tô achando, sabe onde posso encontrar? Quero muito ler 😕
ResponderExcluirTambém não consegui encontrá-lo para download. Tudo o que consegui foi um print da parte onde falava sobre o Joyboy no Reddit.
ExcluirYo lo tengo, cuando gusten, dejen su correo, se los mando
ExcluirIsso me lembrou ao mito de Exu, onde ele dança alegre ao som do tambor quando Xango cria o primeiro tambor, para livrar Zambi de toda a tristeza, onde o tambor vai libertar de toda a tristeza e trazer a alegria novamente, é um mito dos povos africanos, na hora que vi veio esse conto na minha mente.
ResponderExcluirNsika Ngoma significa tocador de tambor(nika, gomu...)
Excluir