28 de julho de 2014

Labatut

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ikarow

Labatut é um monstro antropófago do folclore do sertão nordestino. Conhecido na região da Chapada do Apodi, na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, o Labatut possui uma forma humanóide com o corpo coberto de pelos, pés redondos, mãos compridas, e cabelos longos e assanhados. Ele possui apenas um olho na testa e seus dentes são similares ao de um elefante. Os nativos da região consideram o Labatut uma criatura pior que o Lobisomem, a Caipora e o Cão-Coxo (Diabo). 

A lenda conta que ele vive "no fim do mundo", e que ele percorre as cidades durante a noite,afim de saciar sua fome, que é enorme. O seu caminhar é acompanhado por uma ventania. Ele perambula atento a  qualquer som ao seu redor, e se alguém sussurrar, já é o suficiente para o Labatut encontrar e devorar o mesmo. Ele possui ainda a particularidade de devorar crianças, devido ao fato delas terem a carne mais mole que a dos adultos.



Origem da Lenda

A figura do Labatut se originou das horríveis lembranças que os nativos da região tinham da atuação do general francês Pedro Labatut, que esteve no Ceará entre junho de 1832 e abril de 1833 reprimindo a ação de revoltosos contrários a unificação do país, durante a Guerra de Independência do Brasil. Conta-se que esse lendário general era extremamente violento e cruel, e não poupava seus adversários e opositores. Fuzilou muitos homens e mulheres de forma banal, e em virtude de incontrolável crueldade, acabou revoltando até o exército.

General Pedro Labatut. Pouco se sabe sobre a vida de Pedro Labatut antes da sua vinda ao Brasil, a convite de D. Pedro I e José Bonifácio, para formar e comandar o Exército Pacificador durante a Independência do Brasil na Bahia. Veterano do exército napoleônico, existem relatos de sua participação nas guerras de Independência da América Espanhola, quando recebeu a alcunha de “Pirata do Caribe”.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 




PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Me lembrou vagamente uma lenda ou conto popular de que havia um monstro que também era bastante faminto e que se você não pagasse a conta dele num restaurante por exemplo ele devorava sua familia.

    ResponderExcluir
  2. Poxa fiquei muito interessada em houvir a historia do cao coxo

    ResponderExcluir
  3. Que história!Nunca tinha ouvido falar

    ResponderExcluir
  4. Sou de Morada Nova é sempre vou a Mossoró passando pela chapada. Nunca ouvi falar dessa lenda.

    ResponderExcluir
  5. Pior que isso não é lenda e verdade verdadeira.mais medo ainda😨😨😨😨😨😨😨

    ResponderExcluir
  6. 😱😱😱😱😰😰😰🧟‍♂️🧟‍♀️🧟‍♂️

    ResponderExcluir
  7. Eu estou vendo isso de noite e tô co. Muito medo

    ResponderExcluir
  8. Quem é da escola EMEF Maria Aparecida do Nascimento?????????????????

    ResponderExcluir
  9. Adoro o blog. Estou fazendo uma serie de personagens em escultura e sempre uso as referencias daqui para o trabalho. assim que estiver tudo pronto eu posto as fotos das esculturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro! Posta sim e me mostra, que eu compartilho na página do instagram pra todos verem.

      Excluir
  10. Nunca tinha ouvido falar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. acho que ficou legal, porém vc poderia contar uma versao bizarra da lenda pra dar ainda mais medo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby