Image Map

28 de julho de 2014

Labatut

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ikarow

Labatut é um monstro antropófago do folclore do sertão nordestino. Conhecido na região da Chapada do Apodi, na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, o Labatut possui uma forma humanóide com o corpo coberto de pelos, pés redondos, mãos compridas, e cabelos longos e assanhados. Ele possui apenas um olho na testa e seus dentes são similares ao de um elefante. Os nativos da região consideram o Labatut uma criatura pior que o Lobisomem, a Caipora e o Cão-Coxo (Diabo). 

A lenda conta que ele vive "no fim do mundo", e que ele percorre as cidades durante a noite,afim de saciar sua fome, que é enorme. O seu caminhar é acompanhado por uma ventania. Ele perambula atento a  qualquer som ao seu redor, e se alguém sussurrar, já é o suficiente para o Labatut encontrar e devorar o mesmo. Ele possui ainda a particularidade de devorar crianças, devido ao fato delas terem a carne mais mole que a dos adultos.



Origem da Lenda

A figura do Labatut se originou das horríveis lembranças que os nativos da região tinham da atuação do general francês Pedro Labatut, que esteve no Ceará entre junho de 1832 e abril de 1833 reprimindo a ação de revoltosos contrários a unificação do país, durante a Guerra de Independência do Brasil. Conta-se que esse lendário general era extremamente violento e cruel, e não poupava seus adversários e opositores. Fuzilou muitos homens e mulheres de forma banal, e em virtude de incontrolável crueldade, acabou revoltando até o exército.

General Pedro Labatut. Pouco se sabe sobre a vida de Pedro Labatut antes da sua vinda ao Brasil, a convite de D. Pedro I e José Bonifácio, para formar e comandar o Exército Pacificador durante a Independência do Brasil na Bahia. Veterano do exército napoleônico, existem relatos de sua participação nas guerras de Independência da América Espanhola, quando recebeu a alcunha de “Pirata do Caribe”.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

14 comentários:

  1. Me lembrou vagamente uma lenda ou conto popular de que havia um monstro que também era bastante faminto e que se você não pagasse a conta dele num restaurante por exemplo ele devorava sua familia.

    ResponderExcluir
  2. Poxa fiquei muito interessada em houvir a historia do cao coxo

    ResponderExcluir
  3. Que história!Nunca tinha ouvido falar

    ResponderExcluir
  4. Sou de Morada Nova é sempre vou a Mossoró passando pela chapada. Nunca ouvi falar dessa lenda.

    ResponderExcluir
  5. Pior que isso não é lenda e verdade verdadeira.mais medo ainda😨😨😨😨😨😨😨

    ResponderExcluir
  6. 😱😱😱😱😰😰😰🧟‍♂️🧟‍♀️🧟‍♂️

    ResponderExcluir
  7. Eu estou vendo isso de noite e tô co. Muito medo

    ResponderExcluir
  8. Quem é da escola EMEF Maria Aparecida do Nascimento?????????????????

    ResponderExcluir
  9. Adoro o blog. Estou fazendo uma serie de personagens em escultura e sempre uso as referencias daqui para o trabalho. assim que estiver tudo pronto eu posto as fotos das esculturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro! Posta sim e me mostra, que eu compartilho na página do instagram pra todos verem.

      Excluir
  10. Nunca tinha ouvido falar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby