31 de julho de 2014

Mokosh

۞ ADM Sleipnir


Mokosh (Makosh, Mokos, em russo: Мокошь) é a deusa eslava da fertilidade, da água e da terra, e associada ao lar e à ocupações femininas como fiação e tecelagem. Seu nome é derivado de mokosi ou mokryi, que significa "molhado, úmido". Ao lado da deusa Mati-Syra-Zemlya, e provavelmente servindo como sua serva, Mokosh garante que o sêmen dos homens seja rico em espermatozóides, e protege as mulheres e seus descendentes, durante o trabalho de parto. 

Outro dos papéis de Mokosh era proteger as ovelhas e seu velo. Os antigos eslavos costumavam realizar oferendas para ela, colocando um par de tesouras, manjericão e um novelo de lã usado aos pés de uma estátua sua, com o objetivo de assegurar a proteção para as ovelhas que ainda não tinham sido tosquiadas. A figura de Mokosh também era relacionada à magia. As mulheres russas que praticavam bruxaria no século XVI eram chamadas de mokose


Mokosh foi uma das divindades eslavas mais populares entre os eslavos orientais. Foi também a única divindade feminina dentre os ídolos erguidos por Vladimir, o Grande, no seu santuário em Kiev, em torno de 980 D.C. Imagens dela sobrevivem até hoje na arte russa e em bordados, onde costuma ser representada como uma mulher com as mãos erguidas e ladeada por cavalos, aves e veados. Era também simbolizada por pedras em forma de seios e acreditava-se que a chuva era o leite que saía deles. Na época seca, as pessoas iam em peregrinação às pedras a ela consagradas para pedir saúde, sorte e prosperidade. 

O festival dedicado Mokosh era celebrado entre 25 de outubro e 1° de novembro, dependendo da data em que caísse a sexta-feira. Após o advento do Cristianismo, seu culto foi substituído pelos cultos à Virgem Maria e a Santa Paraskeva. Mesmo assim, continuou sendo uma deusa popular entre os russos e embora nenhum novo santuário tenha sido dedicado a ela desde aquela época, ela ainda é venerada por mulheres russas até os dias atuais.No norte da Rússia, ela sobrevive como um espírito caseiro chamado Mokysha ou Mokusha, representado por uma mulher alta com uma cabeça grande e braços longos.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:

  1. Muito bem feito o Portal dos Mitos, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Portal dos mitos vocês são incriveis,mas por favor vocês poderiam falar sobre o CAT SHIDHE.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei em breve. Já temos uma postagem sobre o Cù Sìth programada para a semana que vem.

      Excluir
  3. nao gostei muito pq nao da para copiar as imagens nem a escrita.Mas fora isso é muito legal! Parabens

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby