Image Map

12 de outubro de 2020

Ryomen-sukuna

۞ ADM Sleipnir

Arte de abarewanko

Ryomen-sukuna (japonês 両面宿儺, literalmente "Demônio de Duas Faces") é um personagem dito ter aparecido em tempos antigos na província de Hida, no Japão, durante o governo do Imperador Nintoku (entre os anos 313 e 399 d.C.). Histórias sobre ele são conflitantes, sendo visto nas histórias como um homem, como uma divindade, como um demônio ou espectro, entre outros.

De acordo com o Nihon Shoki ("Crônicas do Japão"), Ryomen-sukuna apareceu na província de Hida por volta do ano 377, ameaçando e saqueando a população. Ele foi descrito como tendo uma cabeça com duas faces, uma na frente e outra atrás de sua cabeça (lembrando o deus romano Jano), além de dois pares de braços (com os quais segurava um par de espadas, um arco e uma flecha) e pernas, sendo um par na frente de seu corpo e outro par nas costas. Sua altura varia conforme as descrições, desde 3 metros até um pouco mais de 50, mas o fato é que ele era muito mais alto que a média dos japoneses naquela época. Sukuna era ainda dotado de força sobre-humana, agilidade e inteligência.

Após Ryomen-sukuna se recusar a cumprir as diretivas imperiais, o Imperador Nintoku enviou o xogum Takefurukuma-no-mikoto (japonês 武振熊命) para derrotá-lo e expulsá-lo da província. As crônicas foram, de fato, escritas com o objetivo de legitimar a autoridade imperial. A campanha militar é, portanto, descrita como um ato de libertação, libertando o povo de Hida de um déspota do mal. As lendas populares locais, entretanto, relatam um ponto de vista diferente. Elas descrevem Ryomen-sukuna como um líder sábio e benevolente, que morreu defendendo seu povo de uma potência estrangeira invasora. Suas duas faces representam tanto o lado forte quanto o lado compassivo de sua personalidade. 

Uma famosa escultura local de Ryomen-sukuna esculpida em madeira mostra seu rosto de um lado com uma expressão ameaçadora, com as mãos segurando um arco e flecha, enquanto o outro lado mostra uma atitude pacífica e calma, as mãos cruzadas na frente do peito em um gesto de devoção. E embora o relato "oficial" no Nihon Shoki descreva Ryomen-sukuna empunhando duas espadas, as imagens locais invariavelmente o mostram segurando um machado, uma alusão às montanhas onde o mesmo vivia.

Uma teoria afirma que Ryomen-sukuna é na verdade um símbolo de irmãos gêmeos, referindo-se a Oousu no Mikoto e Ousu no Mikoto, um par de gêmeos na antiga história japonesa. Outra teoria afirma que Ryomen-sukuna se refere aos filhos do Imperador Chuai: Kagosaka no Miko e Oshikuma no Mikoto. Ambos os pares de irmãos estão profundamente relacionados com as províncias de Hida e Mino.

Ryomen-sukuna é considerado patrono do Templo Senko-ji e do Templo Zenkyu-ji em Nyukawa-cho, na cidade de Takayama, e dizem que ele teria introduzido o Budismo na província de Hida. Ryomen-sukuna também é adorado em muitos outros templos antigos nas províncias de Hida e Mino. 

Cultura Popular

Ryomen-sukuna aparece como um chefe no jogo Nioh 2, para Playstation 4. No mangá e anime Jujutsu Kaisen, é um dos principais antagonistas, considerado o "Rei das Maldições". 

fontes:

  • A Companion to the Anthropology of Japan, por Jennifer Robertson;
  • The Rousing Drum: Ritual Practice in a Japanese Community, por Scott Schnell;
  • https://enkumastercarverjapan.blogspot.com/2013/02/sukuna.html
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

16 comentários:

  1. Que dualidade interessante... Tanto pelas histórias conflitantes quanto pelas personalidades dele.

    ResponderExcluir
  2. As histórias dizem que ele apareceu entre 313 e 399 mas é A.c ou D.c?

    ResponderExcluir
  3. vim parar aqui por conta de Jujutsu Kaisen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então.. Somos três kksahdsakd, a história dele é interessante até.

      Excluir
  4. Vim aqui por conta do mangá jujutsu kaisen, queria saber mais sobre a história do Ryomen sukuna.

    ResponderExcluir
  5. Achei que o sukuna tinha uma aparencia mais ameaçadora

    ResponderExcluir
  6. muito bom. primeira vez que soube do Ryoumen Sukuna foi pelo anime jujutsu kaisen

    ResponderExcluir
  7. valeu estava pesquisando pra fazer um rpg de mitologia japonesa

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby