Image Map

12 de outubro de 2020

Ryomen-sukuna

۞ ADM Sleipnir

Arte de abarewanko

Ryomen-sukuna (japonês 両面宿儺, literalmente "Demônio de Duas Faces") é um personagem dito ter aparecido em tempos antigos na província de Hida, no Japão, durante o governo do Imperador Nintoku (entre os anos 313 e 399 d.C.). Histórias sobre ele são conflitantes, sendo visto nas histórias como um homem, como uma divindade, como um demônio ou espectro, entre outros.

De acordo com o Nihon Shoki ("Crônicas do Japão"), Ryomen-sukuna apareceu na província de Hida por volta do ano 377, ameaçando e saqueando a população. Ele foi descrito como tendo uma cabeça com duas faces, uma na frente e outra atrás de sua cabeça (lembrando o deus romano Jano), além de dois pares de braços (com os quais segurava um par de espadas, um arco e uma flecha) e pernas, sendo um par na frente de seu corpo e outro par nas costas. Sua altura varia conforme as descrições, desde 3 metros até um pouco mais de 50, mas o fato é que ele era muito mais alto que a média dos japoneses naquela época. Sukuna era ainda dotado de força sobre-humana, agilidade e inteligência.

Após Ryomen-sukuna se recusar a cumprir as diretivas imperiais, o Imperador Nintoku enviou o xogum Takefurukuma-no-mikoto (japonês 武振熊命) para derrotá-lo e expulsá-lo da província. As crônicas foram, de fato, escritas com o objetivo de legitimar a autoridade imperial. A campanha militar é, portanto, descrita como um ato de libertação, libertando o povo de Hida de um déspota do mal. As lendas populares locais, entretanto, relatam um ponto de vista diferente. Elas descrevem Ryomen-sukuna como um líder sábio e benevolente, que morreu defendendo seu povo de uma potência estrangeira invasora. Suas duas faces representam tanto o lado forte quanto o lado compassivo de sua personalidade. 

Uma famosa escultura local de Ryomen-sukuna esculpida em madeira mostra seu rosto de um lado com uma expressão ameaçadora, com as mãos segurando um arco e flecha, enquanto o outro lado mostra uma atitude pacífica e calma, as mãos cruzadas na frente do peito em um gesto de devoção. E embora o relato "oficial" no Nihon Shoki descreva Ryomen-sukuna empunhando duas espadas, as imagens locais invariavelmente o mostram segurando um machado, uma alusão às montanhas onde o mesmo vivia.

Uma teoria afirma que Ryomen-sukuna é na verdade um símbolo de irmãos gêmeos, referindo-se a Oousu no Mikoto e Ousu no Mikoto, um par de gêmeos na antiga história japonesa. Outra teoria afirma que Ryomen-sukuna se refere aos filhos do Imperador Chuai: Kagosaka no Miko e Oshikuma no Mikoto. Ambos os pares de irmãos estão profundamente relacionados com as províncias de Hida e Mino.

Ryomen-sukuna é considerado patrono do Templo Senko-ji e do Templo Zenkyu-ji em Nyukawa-cho, na cidade de Takayama, e dizem que ele teria introduzido o Budismo na província de Hida. Ryomen-sukuna também é adorado em muitos outros templos antigos nas províncias de Hida e Mino. 

Cultura Popular

Ryomen-sukuna aparece como um chefe no jogo Nioh 2, para Playstation 4. No mangá e anime Jujutsu Kaisen, é um dos principais antagonistas, considerado o "Rei das Maldições". 

fontes:



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

39 comentários:

  1. Que dualidade interessante... Tanto pelas histórias conflitantes quanto pelas personalidades dele.

    ResponderExcluir
  2. As histórias dizem que ele apareceu entre 313 e 399 mas é A.c ou D.c?

    ResponderExcluir
  3. vim parar aqui por conta de Jujutsu Kaisen

    ResponderExcluir
  4. Vim aqui por conta do mangá jujutsu kaisen, queria saber mais sobre a história do Ryomen sukuna.

    ResponderExcluir
  5. Achei que o sukuna tinha uma aparencia mais ameaçadora

    ResponderExcluir
  6. muito bom. primeira vez que soube do Ryoumen Sukuna foi pelo anime jujutsu kaisen

    ResponderExcluir
  7. valeu estava pesquisando pra fazer um rpg de mitologia japonesa

    ResponderExcluir
  8. NAO ENTENDI ELE EXISTE NA VIDA REAL COMO UMA LENDA OU SO EXISTE PIR CAUSA DO ANINE

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber se a parte de "Duas Faces" se refere a "Ryomen" ou a "Sukuna"... alguém sabe responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryomen = "duas caras", "duas faces"
      Sukuna= "espectro" ou "espírito".

      Coloquei "Demônio" porque foi assim que encontrei em minhas pesquisas, porém ao que parece, espectro se encaixa melhor. E em japonê, demônio é referido geralmente como "akuma".

      Excluir
  10. Muito maneiro! Eu nem sabia

    ResponderExcluir
  11. Eu nem sabia que existia alguma mitologia com o mesmo nome do sukuna de jjk. Bem interessante até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o msm nome pq é a inspiração pro sukuna de jjk

      Excluir
  12. Necesito más información es demasiado la intriga... Tengo mucha curiosidad y saber más cosas de Sukuna Ryomen

    ResponderExcluir
  13. Oq significa as listras no corpo dele?

    ResponderExcluir
  14. Do anime jujitsu kaisen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na obra as tatoo significam os crimes que ele cometeu

      Excluir
  15. Mas se ele existe msm os dedos dele tbm existem ou seja ele pode reicarna q nem o manga

    ResponderExcluir
  16. Essa "duas faces" pode ser uma forma de relatar um diagnóstico de Bipolarismo da época, uma vez que as crises de bipolarismos e esquizofrenia podem apresentar comportamento de extrema violência ou delírio. Justificando a figura demoníaca é pacífica e tmb as 2 faces

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby