۞ ADM Sleipnir
arte de Elartwyne Estole |
Mameleu (também conhecida como Nanreben ou Mamaylo) é uma gigantesca serpente marinha (ou dragão) presente no folclore filipino, dita atacar pescadores em noites de lua cheia. É geralmente descrita como tendo um corpo com um comprimento que varia dentre 30 a 200 metros, repleto de escamas largas e resistentes. Sua cabeça é comparada a de um búfalo asiático, possuindo um par de chifres e presas longas, e olhos vermelhos bastante assustadores, dos quais dizem que o Mameleu expele chamas (outras versões da lenda não especificam os olhos, só afirmam que a criatura expele chamas).
Não é claro se existem múltiplos Mameleu ou somente um, mas supostos avistamentos da criatura por parte de pescadores foram feitos ao longo das décadas e em regiões diferentes das Filipinas.
Arte de ladysantos30 |
fontes:
- Encyclopedia of Beasts and Monsters in Myth, Legend and Folklore, de Theresa Bane;
- https://www.aswangproject.com
- http://phspirits.com
Essa mitologia filipina é como a mitologia brasileira,bem fraquinha.
ResponderExcluirEu tb achava o folclore brasileiro chato,mas de uns dias pra cá percebi o quanto nossa cultura e rica em diversidade de criaturas fantásticas e quanto mais me aprofundo,gosto mais
ExcluirRespeito mas discordo da opinião do amigo Anônimo. A mitologia nórdica é atrativa aos nossos olhos pq é bastante explorada pela mídia, mas quando vamos estudar a fundo vemos muitas incoerências e escassez de informações sobre certas coisas. A mitologia filipina é riquíssima, só que infelizmente aqui no ocidente é muito mal explorada e o pouco que chega não consegue apresenta-la da melhor forma possível. Nossa mitologia e folclore também é mal explorado.
ExcluirCara, estou amando o blog! A quantidade e qualidade das informações faz dele excelente, além de divulgar a fonte da pesquisa para quem deseja mais informações. Somente gostaria de fazer uma sugestão construtiva: abordar os aspectos psicológicos dessas figuras míticas, como, por exemplo, quais arquétipos eles representam. Sei que este não é um blog de psicologia, mas, em minha opinião, isso deixaria os textos ainda mais ricos.
ResponderExcluirObrigado pela dedicação ao blog!
Obrigado você Daniel pelo comentário e pela sugestão!
ExcluirJá ouviu falar (ou leu sobre) o homem-sapo? Eu li num livro sobre lendas amazônicas há muito tempo... Só que não tenho mais o livro, nem encontrei informação alguma sobre... Mas lembro que era uma criatura enorme, assustadora e os pescadores tinham medo... Até evitavam pescar em certas condições/horas do dia, para evitar encontrá-lo. O livro era Amazônia: Reino da Fantasia, de Altino Berthier Brasil.
ResponderExcluirNunca ouvi falar. Irei procurar o livro.
ExcluirE ele não é o único, também tem a Dinahí, uma mulher peixe( não exatamente uma sereia ou monstro), Poré, que lançava raios, Juma, Cupendiepes, E caso esteja procurando mitologia brasileira, há o livro Mitos Indígenas nunca publicados(ou algo assim...) De Curt Nimuendaju, disponível em PDF... Esse livro tem muitas histórias de monstros.
ExcluirAcho que a mitologia brasileira é pouco explorada,agora dizer que ela é fraquinha KKKKK n tem sentido nenhum falar isso.A nossa mitologia tem uma amplitude gigantesca,até pq temos as lendas urbanas,as rurais,as indígenas,as lacustres,as interioranas e muitas outras
ResponderExcluir