Arte de CharlottaBavholm |
O Javali de Erimanto (do grego Ὑς Ερυμανθιος) era na mitologia grega um monstruoso javali que habitava o monte Erimanto, na Arcádia. Segundo a lenda, todos os dias ele descia o monte e assolava a vizinhança, arruinando plantações e destruindo tudo o que encontrava pelo caminho. Era capaz de provocar abalos sísmicos e, com suas presas, era capaz de arrancar árvores enormes pela raiz e dilacerar homens ou animais que cruzassem o seu caminho.
Arte de kgphee |
No quarto dos seus famosos doze trabalhos, o herói Héracles recebeu do rei Euristeu a missão de capturá-lo vivo e trazê-lo até a sua presença. Héracles expulsou o javali de seu esconderijo no topo do monte Erimanto aos berros, perseguiu-o através da neve que cobria a região e cansou-o até que pudesse ser capturado. Depois disso, Héracles colocou o javali sobre os ombros e levou-o até o palácio de Euristeu, em Micenas. Ao ver o monstro, Euristeu foi tomado de pavor e escondeu-se numa grande ânfora que mantinha no palácio para esconder-se em caso de perigo.
fontes:
Não existe nenhum mito sobre a origem dele? Ele é poderoso de mais para ter nascido normalmente.
ResponderExcluirNão possui parentesco atestado em nenhuma obra. Talvez possua relações com o Javali Calidoniano, por sua vez filho da chamada Porca de Crômion, filha de Tifão e Equidna.
ExcluirEuristeu não é o único que se esconderia desse javali... Mas depois de ver o tamanho da criatura, imagina só o tamanho do churrasco?
ResponderExcluirMas o pior é que foi ele quem pediu a Héracles para trazê-lo até o palácio. Apesar de que ele não contava que o herói fosse capaz de sobreviver a esse e a outros trabalhos. E sim, daria um belo churrasco kkk.
Excluir