Image Map

28 de outubro de 2012

Poseidon

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rod Wong

Poseidon (ou Posídon, grego: Ποσειδων) era o deus grego dos mares, também conhecido como Netuno pelos romanos. Era filho dos titãs Cronos e Réia, e irmão de Zeus, Hades, Héstia, Hera e Deméter. Ele e seus irmãos derrotaram os titãs e tomaram o poder. Zeus tornou-se o governante supremo dos céus e da terra, Hades tornou-se senhor do submundo, e Poseidon tornou-se o senhor dos oceanos. Apesar de um dos deuses olímpicos, sua morada era em um palácio no fundo do mar. 

Os navegantes oravam a ele por ventos favoráveis e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível. Apesar dos sacrifícios, que incluíam o afogamento de cavalos, ele podia provocar tempestades, maus ventos e terremotos por capricho.

Representações

Poseidon é frequentemente representado como um homem forte, barbado, empunhando um tridente e montado numa carruagem ou concha puxada por animais marinhos. Os antigos gregos acreditavam que Poseidon usava seu tridente para agitar as tempestades no mar ou para acalmar as ondas. Ele também o utilizava para quebrar pedras. Por isso, ficou conhecido como deus dos terremotos. 

Arte de Genzoman

Amores e Descendência

Certa vez, quando se divertia com suas companheiras, Anfitrite foi vista por Poseidon que, maravilhado pela sua deslumbrante beleza, tentou raptá-la, mas ela se recusou a unir-se ao deus, fugindo dele e se refugiando nas profundezas do oceano, em um lugar onde só sua mãe sabia onde estava. Poseidon não desistiu de sua paixão e continuou com suas investidas. Mandou um delfim procurá-la e ela foi encontrada ao pé do monte Atlas e, convencida, ela cedeu e casou com Poseidon, que a tornou rainha dos oceanos.

Além de Anfitrite, Poseidon teve muitas outras mulheres, e para se aproximar das mesmas, ele geralmente tomava uma forma diferente. Ele se transformou em touro para cortejar uma filha de Eólo; em rio para tomar Ifimedia e em delfim, na sua intriga amorosa com MelantoA deusa Deméter também foi alvo das investidas de Poseidon.Tentando escapar dele, se transformou em égua, mas Poseidon descobriu seu disfarce e se transformou em cavalo, conseguindo assim o seu objetivo. Poseidon teve também um amante masculino, Pélope, que se tornou seu aprendiz e mais tarde um poderoso monarca.

Com tantos casos amorosos, Poseidon teve muitos filhos. Com Anfitrite, Poseidon teve um filho chamado Tritão, que era um fiel servidor de seus pais, atuando como seu mensageiro e acalmando as águas do mar para que a carruagem de Poseidon deslizasse com segurança. Com a ninfa Teosa, teve o ciclope Polifemo. Com Ifimedia, teve os gigantes Oto e Efialtes (conhecidos como Aloídas), que chegaram a declarar guerra aos deuses. Do sangue de Medusa, que foi violada por Poseidon, nasceram o gigante Crisaor e o cavalo alado Pégaso. Com Deméter, teve o cavalo imortal Árion e a deusa Despina.


Principais participações nos mitos

Na Gigantomaquia, Poseidon confrontou o gigante Polibotes, sem a ajuda de Héracles como os outros deuses. Polibotes foi perseguido por Poseidon através do mar até a ilha de Cos. Chegando lá, Poseidon arrancou uma parte da ilha, que depois passou a ser chamada de Nísiros, e jogou sobre o gigante, enterrando-o embaixo dela. Como os gigantes só poderiam ser mortos pela união de um deus e um mortal, Polibotes sobreviveu, no entanto, estando enterrado sobre Nísiros, ele foi incapaz de retornar ao combate.

Poseidon disputou com Atena, a deusa da sabedoria, o posto de deidade padroeira da cidade hoje conhecida como Atenas. O vencedor seria aquele que desse a cidade o melhor presente. Poseidon escalou a acrópole de Atenas e, ao chegar ao seu cume, golpeou-a com o seu tridente, fazendo nascer uma fonte de água salgada. Atena por sua vez foi até a fonte, e fez nascer uma oliveira ao lado da mesma. Todos os cidadãos foram convocados a votar: os homens votaram em Poseidon, as mulheres em Atena, e Atena acabou vencendo por um voto. Poseidon ficou profundamente irritado, e atacou a cidade com as ondas. Para aplacar a ira do deus, as mulheres de Atenas foram privadas de voto e os homens, proibidos de portar o sobrenome materno, como haviam feito até então. 

Na história da Guerra de Tróia, Poseidon e Apolo tiveram que servir o rei Laomedonte, ajudando na construção dos muros da cidade, como punição por terem conspirado contra Zeus. Laomedonte prometeu recompensá-los, mas no final, com a obra terminada, o rei se recusou a cumprir sua promessa. Enfurecidos, Poseidon e Apolo se vingaram de Tróia. Apolo lançou uma grande praga sobre a cidade, enquanto Poseidon enviou um monstro marinho para arrasá-la. Além disso, Poseidon forneceu ajuda aos gregos durante a guerra de Tróia. Poseidon também passou anos dirigindo ataques contra Odisseu, que havia cegado seu filho Polifemo.

Arte de mullerpereira
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

69 comentários:

  1. Jesus te ama e te liberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO E PARA FINS EDUCATIVOS SE VC NÃO PERCEBEU

      Excluir
    2. Liberta porra nenhuma...nada mais nada menos que mais uma crença que te enche de restrições , afim de barganhar uma suposta vida pós morte

      Excluir
    3. Mas respeito pala religião dos outros!

      Excluir
    4. Você pede respeito e não respeita nem o site!

      Excluir
    5. Não foi certo oque ele fez com medusa

      Excluir
  2. tem algum artigo sobre os deuses fenicios aqui?

    ResponderExcluir
  3. Deus patetico prefiro Hades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão patetico q ficou por cima de Hades ¬¬

      Excluir
    2. cada um tem o seu gosto eu prefiro o POSEIDON

      Excluir
    3. Cara,cada um tem sua opinião,mas ofender o deus fica meio ruim,eu mesma acho Atena mais interessante,mas de quê adianta xingar os outros...

      Excluir
    4. Olha saiba eu sou um semideus herdeiro de Poseidon passei por coisas tipo dislexia leio tudo grego

      Excluir
    5. primeiro: ninguém perguntou a sua opinião,quem vc prefere ou qual é melhor.
      segundo: se vc não gosta então pq vc leu a história?

      Excluir
    6. Ninguém está ofendendo nenhum deus aqui! Por que tem que ofender os outros? Se não gosta de Poseidon por que entrou no site? Ninguém te obrigou aqui, então aprende a respeitar os outros antes de vir falar merda, se acha ele patético guarda pra você isso aqui é pra quem gosta, ele é um deus importante um dos três grandes, então antes de dizer que ele é patético vai ler as histórias

      Excluir
    7. Isso mesmo eu concordo com o que vc falou se nao gosta para que vai entra no site na parte de poseidon

      Excluir

    8. buda é melhor
      respeitem!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. coitado seu infeliz
      tua vida é uma grande merda fedida
      cara de bozo

      Excluir
  5. hades e o deus inferno vc quer i pra la ssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bobeira Anonimo , cala a boca vc

      Excluir

















    2. fique pichite seus otarios anonimos






      Excluir
    3. poseidon é maneiro mas deus existe poseidon nao

      Excluir
    4. Os dois são mitos. E o deus bíblico e as histórias que o cercam tem sua origem na mitologia suméria, basta um pouco de estudo e leitura e você poderá comprovar isso por si próprio.

      Excluir
    5. Pai perdoe-lhe pois ele não sabe o que diz !!!!

      Excluir
    6. Pelo visto é você quem não sabe. Estude e evolua.

      Excluir
    7. 2016 e a galera ainda acredita em deuses bipolares...aqueles que amam as pessoas,mas curtem uns dilúvios

      Excluir
    8. Mas respeito pela religião das outras pessoas!

      Excluir
    9. Hades é o deus do mundo dos mortos, isso inclui os Campos Elisos que o paraiso para os gregos.

      Excluir
  6. Perdoa-lhes pois não sabem o que falam!

    ResponderExcluir
  7. eu amo o Tifão adoro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma postagem sobre um deus tão popular e interessante, porém com comentários tão vazios e sem propósito. Salvo alguns deles, os demais poderiam ser descartados por mim e evitados pelos mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem gente que não se faz de idiota...É IDIOTA,colocar essa religião no meio de um assunto sobre mitologia,esse pessoal tem demência não é possível,querem ficar fazendo essa baderna idiota,façam,lá no site do G1 cheio de retardados...obrigado.

      Excluir
    2. no mínimo deve ser um bando de criancinhas que acham que xingar é a solução pra tudo e o outro lado um bando de religiosos intrometidos que acham que só ler a bíblia (se é que realmente sabem alguma coisa sobre ela,a maioria das pessoas que eu vi só liam por ler mesmo) e ir a igreja resolve tudo,kkkkk,eu tenho que rir de coisas assim.

      Excluir
  9. Obrigado vocês me ajudaram a fazer meu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. BOM ME AJUDOU COM UM TRA\BALHO

    ResponderExcluir
  11. VALEU. ACESSE ESTE LINK WWW.VIRTUALIA.COM. BR/POSEIDON

    ResponderExcluir
  12. me ajudou a fazer um trabalho

    ResponderExcluir
  13. Historia realmente agradável, adorei o site. Congratulation!!!
    Começar a ler diariamente, sempre quis saber mais sobre a mitologia grega (mais do que leio nos livros do percy jackson) alem da historia de Poseidon a historia de andromeda e cassiopeia foi maravilhosa, tão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Não intendi o porque da briga infantil desses caras ai...
    Parabéns pelo blog ai.

    ResponderExcluir
  15. mt legal,acho q poderia ter mais explicações e n ser tão complicado de entender, mas vai ajudar no meu trabalho.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  16. Adorei o blog. Sou fanática por Mitologia Grega, até tirei um 10,0 na prova de história sobre os deuses. Não foi nem um pouco complicado de entender! Estão de parabéns! Poseidon sempre foi o meu deus grego preferido. Tem algum adm do blog que seja semideus?

    ResponderExcluir
  17. Mitologia Grega é muito interessante, porem e Mitologia Deus Só existe um Nosso Senhor Jesus Cristo
    Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso senhor uma ova, o seu somente. Além do mais, ele também é um personagem mitológico (e bem fajuto por sinal).

      Excluir
    2. Deixa de ser idiota Jesus não é um personagem mitológico ele é filho de Deus vai ler a biblía burro

      Excluir
  18. Bom, primeiramente, tenho que dizer que amo o blog. Parabéns. Adorei a matéria. Senti falta somente de alguma citaçãozinha sobre Pélope, digamos que ser um amante de um deus é algo bem interessante para se comentar. E, bem, "segundamente", gostaria de pedir aos leitores, que comentam, o mínimo de respeito. Digo isso tanto para aqueles que se dizem cristãos quanto para os que, visivelmente, não o são. Gente, se achou um comentário que diz "Jesus te liberta", ou algo assim, desnecessário, ok, aja como se fosse e NÃO O RESPONDA. Exatamente, não responda. Deixe pra lá. E não desrespeite quem crê também. Não coloquem todos no mesmo barco, porque não é assim. Tem muito crente ( e digo crente não no sentido pejorativo, mas no real significado da palavra ) que não é esses bobocas que são estúpidos demais para entenderem que isso é uma matéria de pesquisa. Se você não acredita em Deus, tudo bem. Não tenho nada com isso, mas não menospreze que crê. Quer respeito daqueles que creem? Respeite-os também.
    Em resumo, a matéria estava incrível. Muitos parabéns. E sejam mais respeitosos uns com os outros, que todos estarão a ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Eu não conhecida esse caso de Poseidon com Pélope, talvez eu inclua no texto numa próxima revisão.

      Excluir
    2. Pode ser Mito mas se ainda existe o Tridente deve esta no fundo do mar onde Foi atrantis mas enfim eu acredito Tudo que aconteceu no Passado e se ainda existe algo sobre Poder em tridente ou espada de arthur e se ela existe deve esta enferrujada Por não ser a quem retire ela da Pedra mas se aqui na terra existe alguem de coração Pura podera tirar, só quem acredita em lendas que algumas Podem estar Vivas e Pronta Para Pessos de coraçao Puro Para dominar eles então vai de cada Um mas esta acontecendo No Presente sim algumas coisas do Passado. acreditem.

      quero deixar Um credito Para quem quiser assistir (Tv Gratis canal fechado Grastis 122 canal ) Vou deixar o link: https://embedflix.net/tv/

      isso é Para voces ficar em Paz e não estragar o Blog.

      Excluir
  19. O site está de parabéns !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. o site ta de parabéns.
    adoro a mitologia,entro no site todos os dias.
    poderia postar mais coisas sobre meiosangues?

    ResponderExcluir
  21. Me ajudou no trabalho da escola! obrigada

    ResponderExcluir
  22. ESSA HISTÓRIA ESTÁ MUITO FRACA EU FAÇO CURSO DE MITOLOGIA GREGA ROMANA ANTIGA E MITOLOGIAS ;) TÁ FALTANDO MUITO MAIS CONTEÚDO TUDO MAL ESPLICADO. E EU ADORO POSEIDON ��⚡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo do blog é só dar uma visão geral sobra a divindade, se vc quiser cada lenda a respeito lhe aconselho a fazer uma pesquisa mais extensa. Só que para entender as EXPLICAÇÕES você deve aprender um pouco mais de português e de interpretação de texto.

      Excluir
    2. corrigindo sobre

      Excluir
  23. Muito interessante as postagens....Gostaria que dessem uma olhadinha no meu Blog fala sobre seres mágicos e Bruxaria: http://osportaissecretos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Parabéns. Ficou bacana!

    ResponderExcluir
  25. Quem é o cara? Poseidon! Ele é foda demais cara...

    ResponderExcluir
  26. Muito bom mas era melhor falar quntos filhos poseidon teve

    ResponderExcluir
  27. Só vi criança causando aqui nos comentários , patético

    ResponderExcluir
  28. A maioria dos comentários são de pessoas falando informações erradas, coisas sem sentido e desrespeitando a opinião e religião dis outros, pior é que até voce Sleipnir é um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento xinguei a religião de ninguém, disse apenas o que eu acredito. Outra coisa, nessa época ai eu era menos tolerante. Todos tem o direito de acreditar no que quiserem, só não podem forçar os outros a acreditarem que o que elas dizem é a verdade absoluta. Isso é o que muitos ditos cristãos fazem, pode ver isso em muitos comentários por aqui. As vezes apago, outras deixo só pra ver onde vão dar.

      Excluir
  29. Me decepcionei profundamente com esse post. A quantidade de comentários religiosos e pior, de pessoas intolerantes aqui é simplesmente broxante. Eu entendo que esse não é uma site religioso, e não quero que postem sobre isso aqui, mas é inaceitável o comportamento dessas pessoas. Mesmo sendo antigo, esse tipo de coisa é inaceitável, tanto os religiosos irritantes quanto os ateus intolerantes.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby