Image Map

3 de outubro de 2012

Hebe

۞ ADM Sleipnir

Hebe (grego: Ἡβη, "juventude ", conhecida pelos romanos como Juventas) é a deusa grega da juventude e a copeira dos deuses. Filha de Zeus e Hera, Hebe representava a donzela consagrada aos trabalhos domésticos e cumpria no Olimpo diversas obrigações, como preparar o banho de Ares, ajudar Hera a atrelar seu carro e servir néctar e ambrosia aos deuses durante seus banquetes. Hebe também era a deusa padroeira das jovens noivas, e nesse papel, era considerada uma das assistentes da deusa Afrodite.

Mantenedora da juventude

De acordo com autores clássicos, Hebe é a deusa responsável pela manutenção da juventude (ou estado atual) dos deuses, impedindo que envelhecessem. Dessa forma, os deuses mais novos (como Ártemis e Apolo) mantinham sua aparência jovem, enquanto os deuses mais velhos (como Zeus, Hera, Poseidon, etc.) conservavam sua aparência madura. Hebe também podia conferir juventude aos mortais. De acordo com a tragédia grega de Eurípedes, Heracleidae, Iolaus (ex-cocheiro e eromenos de Héracles) suplica à Hebe para torná-lo jovem novamente por um dia para que ele pudesse lutar contra Euristeu. Após refletir a respeito, e ter a aprovação da deusa da justiça divina Têmis, Hebe concedeu o desejo de Iolaus, e ele aproveitou mais um dia da juventude em sua velhice - ele avançou para a batalha como um jovem forte e saudável, e saiu vitorioso.

Hebe e Jupiter, por B. Ficher

Casamento e "Aposentadoria"

Hebe casou-se com Héracles após o herói ser ter se tornado imortal e ascendido ao Olimpo. Com ele, teve dois filhos: Anicetos Alexiares. O casamento também selou o fim das hostilidades entre Hera e Héracles, além de fazer com que Hebe deixasse a função de copeira, sendo substituída pelo amante de Zeus, GanimedesDe acordo com o poeta Nono, durante a Guerra de Tróia, Ganimedes ficou angustiado, e então Zeus fez Hebe temporariamente retomar seu posto como copeira dos deuses.

No século XV, uma versão moralizante sobre a saída de Hebe do posto de copeira surgiu por intermédio da Igreja na Inglaterra. Nessa versão, Hebe teria caído enquanto servia os deuses, fazendo com que seu vestido se desfizesse e ficando com seu corpo nu e exposto para todos no recinto. Essa versão da história servia como um aviso para que as mulheres ficassem modestamente cobertas o tempo todo, pois mulheres nuas em particular eram vistas como vergonhosas pela Igreja.

Iconografia

Hebe, por Jacques Louis Dubois (1768-1843)

Na pintura de vasos gregos antigos, Hebe era representada como a noiva de Héracles ou em seu papel como copeira dos deuses, derramando ambrosia de um jarro. Às vezes, ela era representada com asas, confundido-a com as deusas Íris e Nike. Representações mais modernas da deusa geralmente a trazem parcialmente ou totalmente nua, segurando um jarro ou cálice, podendo estar acompanha do pai Zeus disfarçado de águia. 

Culto

Hebe era cultuada na Ática juntamente com Héracles. Na cidade de Mantineia, na Arcádia, ela era associada ao culto de sua mãe Hera. Hebe também tinha seu próprio culto pessoal. Havia um altar para ela em Atenas no Cinosargo, local este que também continha um ginásio e altares dedicados à Hércules. Em Sicião, havia um templo dedicado somente a ela. Hebe também era adorada como a deusa do perdão e da misericórdia: prisioneiros libertados penduravam suas correntes no bosque sagrado de seu santuário em Flios. Os Filasianos, que viviam perto de Sicião, honravam Hebe (a quem chamavam de Dia, que significa "Filha de Zeus") perdoando os suplicantes. 

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Nota dez parabéns tenho uma pergunta li um livro que a mulher serpente era homem procede essa informação obrigado

    ResponderExcluir
  2. Só imagino a Hebe falando pro Hércules "que bonitinho" e dando um selinho nele KKKKKKKK referencia aí da Hebe Camargo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby