Image Map

30 de outubro de 2012

Fenrir

۞ ADM Sleipnir


Fenrir (nórdico antigo, "morador do pântano" ou “Aquele que habita nos pântanos”; também chamado Fenris, Fenrisulfr, Hróðvitnir e Vánagandr) é um lobo monstruoso pertencente à mitologia nórdica. Filho do deus da trapaça Loki com a giganta Angrboda, tem como irmãos Jormungand (a serpente gigante que envolve Midgard) e Hel (a deusa da morte).

Acorrentado pelos deuses até o advento do Ragnarok, Fenrir se solta e causa grande devastação, antes de devorar o próprio Odin, sendo morto, posteriormente, pelo filho do grande deus, Vidar, que enfiará uma faca em seu coração (ou rasgará seus peitos até o maxilar, de acordo com um diferente autor).

A fonte mais importante de informação sobre Fenrir vem do Gylfaginning, a primeira parte da Edda em prosa de Snorri Sturluson, embora haja outras fontes, freqüentemente contraditórias. Por exemplo, no poema Lokasenna, Loki ameaça Thor com a destruição por Fenrir durante o Ragnarök, uma vez que Fenrir pode destruir Odin.

Fenrir tem dois filhos, Hati ("Odioso") e Skoll. Os dois filhos perseguem os cavalos Árvakr e Alsviðr, que conduzem a carruagem que contém o sol. Hati também persegue Mani, a lua. Deve-se notar que Skoll, em determinadas circunstâncias, é usado como um heiti (palavra que descreve uma espécie de kenning, frase poética que é utilizada substituindo o nome usual de um personagem ou de uma coisa) referenciando, indiretamente, ao pai (Fenrir) e não ao filho (esta ambiguidade também existe no outro sentido. Por exemplo, no poema épico Vafthruthnismal, existe uma confusão na estrofe 46, onde a Fenrir são dados os atributos do perseguidor do sol, o que na verdade seria seu filho Skoll).


A partir da "A profecia dos Völva" ou "A profecia de Sybil",(Völuspá) e de sua luta com Vafthruthnir (também relatado no Vafthruthnismal), Odin percebe que as crianças de Loki e de Angrboda trariam problemas aos deuses. Logo, o poderoso deus traz a sua presença o lobo Fenrir, junto com seu irmão Jormungand e sua irmã, Hel. Após lançar Jörmungandr nas profundezas do mar e estabelecer Hel como governante da terra dos mortos (Niflheim), Odin mandou que o lobo fosse levado para Asgard pelos Æsir.

No entanto, somente o deus Tyr era corajoso o bastante para alimentar o monstro crescente. Os deuses temiam pela força crescente do lobo e pelas profecias de que o lobo seria sua destruição. Duas vezes, Fenrir concordou em ser acorrentado e, pelas duas vezes, ele estourou facilmente os elos que o prendiam. A primeira corrente, feita do ferro, foi chamada Loeðingr. A segunda, também de ferro, mas duas vezes mais forte, foi chamada Drómi. Finalmente, Odin pediu ajuda aos anões, e eles fizeram um grilhão chamado Gleipnir, era macio como a seda e foi feito com ingredientes muito especiais.

Os deuses então, levaram Fenrir para uma ilha deserta e o desafiaram a quebrar Gleipnir. Percebendo a armadilha, o lobo concorda, mas com a condição de que um dos deuses pusesse a mão em sua boca, como sinal de "boa fé". Assim, o bravo Tyr enfiou a mão direita entre as mandibulas do terrível monstro. Eles amarraram o lobo com os grilhões macios, mas, dessa vez, quanto mais Fenris-lobo puxava, mais Gleipnir apertava-se em seu pescoço. Furioso, ele fechou vigorosamente suas enormes mandíbulas e decepou a mão do deus.

Tyr ainda teve a oportunidade de se vingar colocando uma espada na boca do lobo para que ele não fizesse tanto barulho. Mesmo sabendo que chegaria um dia em que Fenrir se libertaria e traria morte e destruição a todos eles, os deuses não o mataram. "O que tem de ser, será", disseram.

Fenrir contra Vidar

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. O blog e demis fiquei a tarde toda nele, lendo e pesquisando parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #ADM Sleipnir: Obrigado e continue nos prestigiando e acompanhando nossas postagens!

      Excluir
  2. olá, nao sei se esse site está ativo ainda, mas você sabe me informar se vidar, o que derrotou fenrir usava alguma arma caracteristica dele?estilo odin e sua gungnir, ou thor e seu mjolnir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os antigos poemas dizem apenas que ele rasga a boca de Fenrir a distância e esfaqueia-o no coração com sua lança, mas nada diz que está arma é de característica simbólica do deus e/ou possui algum poder.

      Excluir
  3. Fenrir foi traído ele tinha que matar todos os Deuses que o enganaram

    ResponderExcluir
  4. fica a nota:"os deuses não mataram fenrir por que não violariam o local sagrado,porisso apenas o aprisionaram"

    ResponderExcluir
  5. Caso os deuses tivessem matado Fenrir, o Ragnarok ainda aconteria caso ele tivesse Skoll e Hati antes de ser preso (o que acho que aconteceu) e a grande diferença no Ragnarok seria que Odin sobreviveria, a não ser que outro inimigo o matasse.

    ResponderExcluir
  6. Fenrir tecnicamente é um jotun, não? E ele pode se transformar assim como Loki e outros deuses? E por que mesmo sendo filho de Loki com uma giganta, ele é um lobo? Não é como o Slepnir por exemplo que é um cavalo por ser filho de um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mitologia nórdica não fornece detalhes sobre essas questões. Os três filhos de Angrboda com Loki são diferentes entre si, e temidos como monstros que serão responsáveis pelo fim do mundo. Eu sempre equiparo ela a Equidna da mitologia grega, que era um monstro que gerava vários outros, cada um diferente do outro.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby