۞ ADM Sleipnir

Kuzuryu (九 头 龙 "dragão de nove cabeças", também chamado Kuzuryūshin (九頭龍神, "deus dragão de nove cabeças") é um dragão presente no folclore e em lendas de várias partes do Japão, incluindo, por exemplo, Hakone (Kanagawa), e as prefeituras de Nagano e Fukui. Sua figura teria origem em Vasuki, uma serpente da mitologia hindu.
Na cidade de Hakone, existe uma famoso templo que leva o seu nome. A lenda local diz que um dragão feroz e venenoso se assentou no lago Ashino-ko e então passou a exigir do povo da cidade donzelas humanas como sacrifício todos os anos, como forma de apaziguar seu espírito vingativo.
![]() |
Arte de Carlos Herrera |
Ao ouvir sobre a história, um sacerdote chamado Mankan (万 巻 上人) decidiu impedir futuras vítimas. Ele construiu uma escadaria de pedra levando até o lago, e lá exorcizou o dragão com seus poderes mágicos. Mankan amaldiçoou o dragão e o aprisionou de cabeça para baixo em uma rocha. Aparentemente, o povo do local ainda continuou a enviar suas jovens ao dragão, mas o inconveniente de ter que se alimentar de cabeça para baixo, eventualmente, lhe causava azia. O dragão finalmente cedeu e desde então nunca mais incomodou ninguém. Acredita-se que o dragão se transformou em Kuzuryu-Myojin (literalmente "deus dragão de nove cabeças") e se tornou o espírito guardião do lago.
Um santuário foi construído perto da área onde o dragão foi aprisionado. Daquele dia em diante, os habitantes da cidade têm adorado um santuário dedicado ao dragão e, ao invés de oferecerem sacrifícios humanos ao mesmo, passaram a fazer oferendas de arroz cozido com feijão vermelho.
Exsite alguma lenda japonesa que tenha um dragão de 10 cabeças???
ResponderExcluirEu não conheço nenhum. Caso encontre algo, faço questão de trazer ao blog :)
ExcluirAcho interessante como a mitologia japonesa cultiva essa caracteristica dos numeros signifcarem poder, tipo o Yamata no Orochi, a Kitsune e agora essa lenda do Kururyu tambem.
ResponderExcluir