1 de julho de 2014

Kuzuryu

۞ ADM Sleipnir


Kuzuryu (九 头 龙 "dragão de nove cabeças") é um dragão presente no folclore e em lendas de várias partes do Japão, incluindo, por exemplo, Hakone (Kanagawa), e as prefeituras de Nagano e Fukui. Sua figura teria origem em Vasuki, uma serpente da mitologia hindu.

Na cidade de Hakone, existe uma famoso templo que leva o seu nome. A lenda local diz que um dragão feroz e venenoso se assentou no lago Ashino-ko e então passou a exigir do povo da cidade donzelas humanas como sacrifício todos os anos, como forma de apaziguar seu espírito vingativo. 

Arte de Carlos Herrera
Ao ouvir sobre a história, um sacerdote chamado Mankan (万 巻 上人) decidiu impedir futuras vítimas. Ele construiu uma escadaria de pedra levando até o lago, e  lá exorcizou o dragão com seus poderes mágicos. Mankan amaldiçoou o dragão e o aprisionou de cabeça para baixo em uma rocha. Aparentemente, o povo do local ainda continuou a enviar suas jovens ao dragão, mas o inconveniente de ter que se alimentar de cabeça para baixo, eventualmente, lhe causava azia. O dragão finalmente cedeu e desde então nunca mais incomodou ninguém. Acredita-se que o dragão se transformou em Kuzuryu-Myojin (literalmente "deus dragão de nove cabeças")  e se tornou o espírito guardião do lago.

Um santuário foi construído perto da área onde o dragão foi aprisionado. Daquele dia em diante, os habitantes da cidade têm adorado um santuário dedicado ao dragão e, ao invés de oferecerem sacrifícios humanos ao mesmo, passaram a fazer oferendas de arroz cozido com feijão vermelho.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Exsite alguma lenda japonesa que tenha um dragão de 10 cabeças???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço nenhum. Caso encontre algo, faço questão de trazer ao blog :)

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby