Image Map

30 de junho de 2014

Huma

۞ ADM Sleipnir

Arte de Firat Solhan

O Huma (persa: هما, pronunciado Homa, em avéstico: Humaya) é um pássaro lendário da mitologia persa e do sufismo. Conhecido como "Ave do Paraíso", o Huma é dito nunca descansar, vivendo sua vida inteira voando invisivelmente acima das nuvens, sem nunca tocar o solo. O Huma é dito ser como a lendária Fênix, consumindo-se no fogo a cada centena de anos, apenas para surgir novamente a partir de suas cinzas.

Um Huma possui ambas as naturezas masculina e feminina contidas em um só corpo, e cada natureza partilha de uma asa e uma perna própria. Considerado um pássaro extremamente compassivo, a sua sombra traz grande fortuna a qualquer um que toca. Conta-se que se ele pousar sobre a cabeça ou ombro de uma pessoa, mesmo que por apenas um instante, essa pessoa irá se tornar um rei. Assim, as penas que decoram os turbantes dos reis são ditas serem a plumagem de um Huma.

Na tradição sufi, capturar um Huma está além da imaginação, mas um vislumbre dele, ou até mesmo de sua sombra é o suficiente para fazer uma pessoa feliz para o resto de sua vida. 

Arte de Anil Duyal Baydir
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Puxa quem diria que aquela pena nos turbantes tinha tão significado solente intrínseco.
    Muito boa postagem.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Fiz umi do poema para a grande ave Huma .. o título é" voando nas asas de Huma" recitei meu poema numa praia num ritual xamânico porém senti q ela me ouviu ... Voe sempre grande huma 😢

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby