۞ ADM Sleipnir
Arte de Firat Solhan |
O Huma (persa: هما, pronunciado Homa, em avéstico: Humaya) é um pássaro lendário da mitologia persa e do sufismo. Conhecido como "Ave do Paraíso", o Huma é dito nunca descansar, vivendo sua vida inteira voando invisivelmente acima das nuvens, sem nunca tocar o solo. O Huma é dito ser como a lendária Fênix, consumindo-se no fogo a cada centena de anos, apenas para surgir novamente a partir de suas cinzas.
Um Huma possui ambas as naturezas masculina e feminina contidas em um só corpo, e cada natureza partilha de uma asa e uma perna própria. Considerado um pássaro extremamente compassivo, a sua sombra traz grande fortuna a qualquer um que toca. Conta-se que se ele pousar sobre a cabeça ou ombro de uma pessoa, mesmo que por apenas um instante, essa pessoa irá se tornar um rei. Assim, as penas que decoram os turbantes dos reis são ditas serem a plumagem de um Huma.
Na tradição sufi, capturar um Huma está além da imaginação, mas um vislumbre dele, ou até mesmo de sua sombra é o suficiente para fazer uma pessoa feliz para o resto de sua vida.
Arte de Anil Duyal Baydir |
Puxa quem diria que aquela pena nos turbantes tinha tão significado solente intrínseco.
ResponderExcluirMuito boa postagem.
Parabens.
Fiz umi do poema para a grande ave Huma .. o título é" voando nas asas de Huma" recitei meu poema numa praia num ritual xamânico porém senti q ela me ouviu ... Voe sempre grande huma 😢
ResponderExcluir