Image Map

11 de junho de 2014

Nisroch

۞ ADM Sleipnir


Nisroch (ou Nisroque) é o deus assírio da agricultura, descrito como uma divindade com cabeça de águia com asas e músculos exagerados. Em uma escultura de Nínive, ele aparece polvilhando a árvore sagrada com água. Ele segura um vaso de água na mão esquerda e uma esponja em sua mão direita. Era para essa divindade que Senaqueribe, rei da Assíria, passou a orar após voltar de sua campanha em Judá. O versículo anterior revela que o Anjo do Senhor havia afugentado o exército assírio.
"Assim Senaqueribe, rei da Assíria , se retirou e voltou, e habitou em Nínive. E sucedeu que , enquanto ele adorava na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada. E eles escaparam para a terra Arará. Então, seu filho Esar-Hadom passou a reinar em seu lugar." 
 2°Reis 19:36-37
 

O historiador Flavius Josephus identificou Nisroch com o deus Dagon. Já outros estudiosos identificaram Nisroch com Nusku, uma divindade mesopotâmica do fogo e da luz, que de acordo com a crença da época auxiliava os guerreiros no campo de batalha, além de ser um mensageiro dos deuses e dispensador da justiça. 

Lenda hebraica

No Midrash, o nome Nisroch é dito ser derivado da palavra hebraica neser. Neser era o nome dado a uma tábua de madeira encontrada por Senaqueribe em seu retorno a Assíria, após sua campanha em Judá. Os sábios lhe disseram que esta tábua foi originalmente parte da Arca de Noé , e então Senaqueribe passou a adorá-la como um ídolo. Portanto, pode se concluir que Nisroch era o ídolo que Senaqueribe estava adorando, quando ele foi assassinado por seus dois filhos.

Nisroch na Demonologia

Alguns autores religiosos consideram Nisroch como sendo um anjo caído, que pertenceu a ordem dos Principados e um associado de Belfegor. Os ocultistas Johann Weyer e Collin de Plancy relatam em suas obras que Nisroch é o "chefe de cozinha" dos príncipes do Inferno.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

16 comentários:

  1. Ficou meio incompleto, não explica muito sobre ele além da mitologia hebraica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, procurei em tudo quanto foi lugar e isso foi tudo o que consegui encontrar. Caso tenha alguma fonte que queira indicar, agradeço!!

      Excluir
  2. Estudo a Biblia suas informaçoes me são uteis. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Estou estudando a passagem Bíblica 2Reis 19 e sou grata pela informação sobre o deus Nirosque.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns acho que é um grande achado esclarecendo dúvidas obrigado

    ResponderExcluir
  5. Nunca estudei mto sobre esse Deus nem sabia que a Aparência dele era assim.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela informação..ajudou..

    ResponderExcluir
  7. A Biblia de Jerusalém da ed. Paulus, comentando a passagem pontua Nirosq com o nome divino de Ninurta. Com efeito, Ninurta encontra-de nos mitos sumerianos como sendo um dos Anunakis do planeta Nibiru. Prefiro esta interpretaçao.

    ResponderExcluir
  8. Queria saber+ o pq da esponja, é 1tipo de prática na agricultura?
    Molha a planta dessa forma? Muito razo as explicações.
    + engraçado ki todos esses deuses tem alguma parte de animal,como dagom, moleque

    ResponderExcluir
  9. Ficou incompleto nada! ficou ótimo! Não há quase documentação sobre esse deus. O que se sabe sobre ele é isso mesmo

    ResponderExcluir
  10. Regar a Terra com uma esponja, seja um simbolismo das nuvens de chuva: "Nisroch segura em suas mãos as nuvens que regam a Terra"

    ResponderExcluir
  11. Facilitou muito o avanço da tecnologias,como diz em Isaías.
    Quem busca encontra.gostei!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby