Image Map

23 de junho de 2014

Mãe-do-Ouro

۞ ADM Sleipnir


A Mãe-do-Ouro é uma personagem do folclore brasileiro, muito popular no interior das regiões Sul e Sudeste, mas também presente em outras regiões. Possui a aparência de uma linda mulher, com cabelos compridos e dourados que refletem a luz do Sol. Aparece sempre trajada de um longo vestido de seda branco. Em algumas regiões, a Mãe-de-ouro também é representada por uma bola de fogo que tem a capacidade de se transformar numa linda mulher. De acordo com a lenda, a Mãe-de-Ouro tem a capacidade de voar pelos ares, indicando locais onde existem jazidas e ouro. Dizem que em noites escuras e sem estrelas, aquela bola incandescente faz a curva no céu caindo sobre o morro, indicando que ali há tesouro enterrado. 

Diziam ser ela a guardiã dos tesouros da terra, das montanhas e dos rios. Ela está sempre perto do ouro e é vista à noite, porque brilha com a mesma beleza dourada de seu filho. Se alguém aproximar muito, ela desaparece, reaparecendo, em seguida, noutro lugar. Dizem que muitas lavras foram descobertas por causa de sua presença. Costuma aparecer à noite, após as 19 horas, como uma luz dourada com uma cauda luminosa. Aqueles poucos mortais que puderam vê-la mais de perto dizem ser uma mulher muito bonita, coberta de ouro, tendo os cabelos cheios de bichos. Acredita-se que se alguém tiver a sorte de encontrá-la, deverá cortar o dedo e deixar que três gotas de sangue caiam sobre sua cabeça, para que ela se transforme em ouro em pó.

Existem ainda versões da lenda onde a Mãe-do-ouro age como uma defensora das mulheres que são maltratadas pelos maridos. De acordo com a lenda, a Mãe-de-ouro atrairia homens casados para uma caverna, libertando assim as esposas destes maridos e colocando homens bons no caminho delas.


Histórias que correm pelo interior de Minas dão conta que uma das primeiras aparições da Mãe-do-Ouro ocorreu ainda na época do Brasil Colônia. A tradição oral relata que no Vilarejo de Rosário, às margens do Rio Cuiabá, vivia um dono de minas sanguinário e cruel. Ele obrigava seus escravos a lhe entregar, todos os dias, uma determinada quantia de ouro. Quem não conseguisse extrair da terra o peso exigido do metal precioso tinha um dos dedos da mão arrancado com alicate. Para um dos mais velhos escravos, encontrar tal quantidade de ouro se tornava mais difícil a cada dia. Até que mais uma vez não achou nem uma mísera pepita. Triste, mas resignado, se conformara em perder o terceiro dedo da mão esquerda, quando então surgiu a sua frente um círculo de luz dourada, que se transformou numa linda moça.

A Mãe-do-Ouro lhe perguntou a razão de tanta tristeza e o velho escravo lhe contou. Ela lhe pediu que trouxesse fitas azuis, amarelas e vermelhas, um pente e um espelho. Ele cumpriu o desejo e lhe entregou a encomenda pouco depois. Naquele momento lhe foi mostrado onde estava uma riquíssima mina de ouro. Mas havia uma condição: nunca, sob hipótese nenhuma, ele poderia revelar o local do tesouro. O negro pegou uma boa quantidade do metal e levou ao seu senhor, que logo quis saber onde ele o tinha achado. Como se recusou a falar, o velho escravo foi açoitado por dias e noites, até que todo o seu corpo ficou coberto de sangue e pele dilacerada. Entorpecido de dor, suplicou à Mãe-do-Ouro permissão para indicar o lugar da mina. “Sim. Mas seu senhor deve levar 22 escravos para escavar a terra até encontrar a rocha”, disse a Mãe do Ouro. 

Assim foi feito, e os homens, sem acreditar no que viam, se depararam com uma jazida em forma de uma frondosa árvore. Nesta hora, a Mãe do Ouro pediu ao escravo que saísse do fundo da escavação e chamasse seus companheiros. Um estrondo precedeu o desabamento que enterrou vivo o cruel dono da mina.  Dizem que a luz ainda é vista por lá em noites muito escuras.

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

12 comentários:

  1. Não conhecia esta lenda. Gostei, aumentou o meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. A parte da mulher e talz já ouvi falar somente, mas a bola de fogo eu já vi, e embora pudesse até pensar que foi coisa da minha cabeça, pois eu tinha uns 15 anos, eu não vi sozinho. Estava eu e um sobrinho 2 anos mais novo. Além disso, começamos a gritar o pai dele que também presenciou o fato. Era uma bola de fogo com o tamanho de uma bola de futebol, se movimentava a uma velocidade muito pequena, e estava a uns 10m de altura. O interessante é que mesmo estando a uma velocidade muito pequena, ela simplesmente mudava de posição cada vez que eu desviava os olhos dela. Era mais ou menos assim: vc olha algo que está a 1m de distância, aí desvia o olhar, e quando olha novamente, já está a 5m. Sei que alguns podem até pensar que vimos um asteroide, mas não era! Tanto pela velocidade, pelo formato, altura e porque ela simplesmente mudou a direção e acabou descendo em diagonal em um lugar onde realmente há muita pedra e inclusive já teve um pequeno garimpo de pedras preciosas (eu mesmo já encontrei muitas ametista lá. Embora eu seja cristão e no meu pouco tempo de caminhada já tenha presenciado fatos sem explicação lógica científica, o que eu, meu sobrinho e o pai dele vimos naquela noite faz surgir alguns ??? na minha mente, e faz até o mais cético pensar que neste mundo e universo existem muito mais coisas do que sabemos ou estamos habituados a ver/ouvir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente viu um Fogo-Fátuo. É um gás inflamável que pega fogo em temperatura ambiente que se origina de material orgânico morto. É muito visto em cemitérios, bosques, pântanos e lagos.

      Excluir
  3. o fundo preto com as fontes em vermelho dificultam a leitura. Mas no mais,gostei da pagina e narrativa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Na minha concepção acredito que seja um OVINI, pois onde moro ( região metropolitana de BH ) eu e algumas pessoas vimos uma bola de fogo no final da tarde, ainda de dia, que saiu de dentro de uma serra e veio em nossa direção, fazendo uma parábola no ar e subindo em direção ao céu até sumir , relato ainda que essa bola de fogo chegou a ficar metros de distância de nós

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante não conhecia essa lenda

    ResponderExcluir
  7. Eu vi a Mãe do ouro. Em Alagoa, garrafão Minas Gerais. Local onde os antigos usavam escravos para garimpar. Passou a uns 30 metros acima da minha cabeça. No início da noite. Uma bola incandescente com uma cauda tipo cometa. Passou como um raio e se dissolveu num barranco. Muito lindo. Conversei com alguns velhos do local que me confirmaram afirmando que muitos, na região já viram.

    ResponderExcluir
  8. Eu quando era mas novo vi essa bola de ouro mas fiquei com medo .era numa casa antiga num sítio .apareceu pra mim eu deitado .veio bem perto de mim .tentei gritar com a mãe mas minha voz não saia .daí eu peguei e me escondi debaixo das coberta .depois de um tempo tirei a coberta ela tinha sumido .depois de um tempo ela apareceu de novo só q daí vi ela cair num mato .isso faz muitos anos .mas agora penso será q tem ouro lá onde ela apareceu a primeira vez pra mim .sempre penso naquele lugar q lá pode ter algo enterrado e essa bola de ouro apareceu pra me mostrar mas tive medo .ela chegou perto de mim menos de 1 metro de distância

    ResponderExcluir
  9. Se alguém intender disso me chama no WhatsApp .47999857299

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby