Image Map

12 de junho de 2014

Vali (Filho de Odin)

۞ ADM Sleipnir

Arte de Gal ZBZ

Vali (Wali, Ali, Bous) era o filho mais novo do deus Odin com a princesa (ou giganta ou deusa, conforme a fonte) Rinda. Ele nasce com o único propósito de vingar a morte do seu meio-irmão Balder, morto pelo deus cego Hod após este ser enganado por Loki.

Vali é a personificação da luz dos dias que crescer mais com a aproximação da primavera. Como os raios de luz eram descritos frequentemente como setas, Vali era geralmente representado e venerado como um arqueiro. Vali é um dos poucos deuses destinados à sobreviverem ao Ragnarok, o fim do mundo nórdico.

Após a cristianização dos povos germânicos, Vali passou a ser sincretizado com São Valentim.

Vali, o vingador

Após Balder, o amado filho de Odin, passar a ser atormentado por  sonhos assustadores, Odin resolveu realizar uma viagem até Niflheim, afim de obter explicações acerca dos mesmos. Lá, uma vidente conta a Odin que esses sonhos são um presságio, e que Balder seria morto e sua morte seria vingada por um de seus filhos, mas o mesmo ainda não havia nascido. Esse filho iria matar Hod (o assassino de Balder) com apenas uma noite de vida, estando ainda sujo e com os cabelos desgrenhados.

Hod

Após ouvir a profecia, Odin decide enviar Hermod, o mensageiro do deuses, até um poderoso mago chamado Rosthioff, para tentar obter mais informações. Hermod tomou emprestado o cavalo de Odin, Sleipnir  e também seu cajado mágico e partiu . A viagem foi longa e Hermod enfrentou muitos perigos, mas conseguiu chegar ao país desolado onde o mago morava. Rostioff não recebeu Hermod de maneira cordial. Ele tomou a forma de um  terrível gigante e aproximou-se com uma forte corda, mas Hermod o feriu com o cajado mágico, derrubando-o no chão e o amarrando com sua própria corda.

Sem saída, Rosthioff prometeu ajudar Hermod se pudesse ser libertado das cordas. Hermod afrouxa os laços que prendiam Rosthioff, e o mesmo invocou feitiços até que o céu ficou escuro. Depois surgiu a imagem de um rio de sangue, representando a morte de Balder. Em seguida surgiu a imagem de uma bela  mulher com um bebê nos braços. O bebê saltou para o chão e imediatamente começou a se transformar em um verdadeiro guerreiro. Ele atirou uma flecha em direção à escuridão e, em seguida, a visão terminou. O mago explicou que a mulher se chamava Rinda, filha do rei dos rutenos, Billing. Ela seria a mãe de Vali, que mataria Hod com seu arco e flecha. Após obter a revelação, Hermod retorna a Asgard para transmiti-la a Odin.

Sabendo o nome da futura mãe de seu filho, Odin se disfarçou como um homem comum e partiu para o reino do rei Billing, que no momento estava sendo ameaçado de invasão. Odin (sem revelar quem realmente era) auxilia o rei dando-lhe conselho de como derrotar os invasores, e assim o reino é salvo. Ele pede a mão de Rinda em casamento, mas a mesma se recusa a casar com qualquer um que seja. Odin tenta por mais duas vezes, sem sucesso, conquistar Rinda e obter sua mão em casamento. Enfurecido, Odin usa suas magias rúnicas e faz Rinda adoecer. Odin se transforma numa curandeira e se oferece ao rei para cuidar de Rinda. Uma vez a sós com ela, ele revela sua identidade, e a mesma acaba concordando em se casar com Odin, para se livrar dos feitiços que ele havia usado.  

Nove meses depois, nasceu Vali, e para espanto de todos, ele começou a crescer e crescer até se tornar tão grande quanto um homem adulto. Odin logo percebeu que aquele era o menino da profecia. Vali atravessou a Bifrost indo em direção a Asgard. Sujo e com os cabelos desgrenhados (conforme a profecia), Vali puxou uma flecha da aljava que ele carregava consigo e atirou-a em Hod, que morreu instantaneamente. A  morte de Balder tinha sido vingada. 



fontes:
  • Livro "Ragnarok - O Crepúsculo dos Deuses" de Mirella Faur;
  • Livro "Norse Mythology A to Z" de Kathleen N. Daly.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. tenho uma dúvida, é desse mito que se desdobra o aprisionamento de Loki em que uma serpente pinga veneno em sua testa ou é do mito em que Aegir faz uma festa no salão de Odin e Loki por confrontar a todos é procurado e aprisionado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois mitos estão ligados. Após a morte de Balder e a falha em traze-lo de volta a vida, Loki aparece na festa no salão de Odin e provoca todo mundo. Em meio a confusão, Loki acaba dando a entender que ele tinha sido o responsável por Balder não ressuscitar, e os deuses o caçam.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby