۞ ADM Sleipnir
![]() |
Arte de Andrea Piparo |
Shamash (na Acádia)
ou Utu (na mitologia suméria) é o deus do sol, associado com a verdade e a
justiça. Ele era um dos deuses mais ativos nos panteões mesopotâmicos. Shamash é filho dos deuses Sin/Nanna (lua) e
Ningal (cana) e irmão da deusa Ishtar/Inanna. Sua consorte era a deusa Aya
(juventude), e com ela Shamash foi pai de quatro filhos: Giru (fogo), Kittum
(verdade), Mesharum (justiça) , e Nusku ( luz ).
Como uma divindade solar, Shamash viajava em seu carro pelo céu todos os dias, saindo da grande porta de entrada do Oriente ao amanhecer e entrava na porta de entrada do Ocidente ao anoitecer. Conforme ele viajava através do céu, ele era capaz de ver tudo o que acontecia sob ele, e então julgava as ações da humanidade. Assim Shamash era adorado como o deus da justiça e da sabedoria. Shamash viajava através do submundo durante a noite para fazer o seu caminho de volta para o Portão do Oriente, e durante esta jornada, Shamash também julgava o submundo. Outra ligação de Shamash com a justiça é o Código de Hamurabi, um código de leis que o rei babilônico Hamurabi teria sido inspirado por Shamash a escrever.
Shamash costumava ser representado segurando uma adaga dentada ou serra, simbolizando a justiça incontornável que era exercida por ele, e com raios partindo de seus ombros.Ele também era representado como um disco ou roda, embora às vezes ele aparecia como um rei sentado e segurando um bastão de justiça e um roda da verdade. Na Babilônia, localizada no sul da Mesopotâmia, o símbolo de Shamash era o disco solar, com uma estrela de quatro pontas no seu interior.
Shamash aparece regularmente na Epopéia de Gilgamesh. Enquanto Gilgamesh e Enkidu seguiam em uma missão para matar Humbaba, eles oravam e faziam libações para Shamash todas as manhãs na direção do sol nascente, para que sua viagem fosse segura. Gilgamesh recebe sonhos de Shamash, que Enkidu então interpreta, e em sua batalha contra Humbaba, é o favor de Shamash para Gilgamesh que lhes permite derrotar o monstro. Shamash presenteia Gilgamesh com três armas poderosas que o auxiliam em seus combates.
![]() |
Arte de Yannick Dubeau |
Shamash = Apolo. Não é mera coincidência!!!
ResponderExcluirSem dúvida nenhuma. A Mesopotâmia é o berço das mitologias mundiais.
ExcluirVerdade muito parecido
ExcluirE não é mera não. A mitologia do norte da África, da Europa e do Médio Oriente tem origens na Mesopotâmia. Não é à toa que se considera o berço não só das mitologias mundiais, como também da origem da civilização e das cidades organizadas. Especula-se até que a Meso é ainda bem mais antiga que o próprio Egito Antigo, tendo lá uma das cidades mais antigas do mundo já conhecida. Assíria, Babilônia e Suméria são as civilizações mais fodas que já vi.
ExcluirAchei a parte onde fala sobre a viagem ao submundo ao anoitecer, muito parecida a qual o deus sol do antigo egito, Rá efetivava todas as noites. Também a uma referência a Shamash, em um quadrinho japonês(Mangá) chamado Shaman King.
ResponderExcluirAlém disso, parabéns por todo o trabalho. Como sempre, está ótimo.
muito Ruim esses resumo sou professor e isso nao passa de um rezumo do Wikipedia procure estudar antes de passar as coisas para os outros e agora vai toma no Cu
ResponderExcluirPara um professor, você tem uma ortografia de merda. Pior que isso é a sua covardia em comentar como anônimo, isso só mostra o quão patético você é.
Excluirverdade
ExcluirQue grosseria. Além de ter mesmo um péssima ortografia, isso não é modo de um ser humano se comportar, imagina um professor.
Excluirmuito superficial, precisa melhorar muito seu blog
ResponderExcluirFaça melhor
ExcluirMuito bom o texto. Quem criticou está preocupado com normas e formalismos, mas o texto é objetivo e acessível, isso que importa.
ResponderExcluirSim, exatamente. Se alguém está procurando alguma informação que não tem aqui, procure em outro lugar. Aqui tem muito conteúdo único e de fácil acesso. Devemos agradecer pela disponibilidade, por Slei traduzir muita informação para quem não sabe inglês, por reunir todo o conhecimento aqui. Apesar de estar sempre usando vários sites e blogs para estudos, consultas e trabalhos, nunca dispenso dar uma conferida geral aqui. Esse blog é maravilhoso, e Slei é incrível.
Excluir