Image Map

27 de junho de 2014

Ictiocentauros

۞ ADM Sleipnir


Ictiocentauros (do grego: Ιχθυοκενταυρος, "Centauros-peixes"são criaturas da mitologia grega semelhantes aos tritões, porém possuem a parte superior do corpo de um homem, a parte inferior de um cavalo (ou leão) e a cauda de um peixe. Alguns ictiocentauros usavam coroas, enquanto outros foram representados com chifres, muitas vezes semelhantes à garras de crustáceos. Tradiconalmente, os ictiocentauros costumam ser representados no cortejo de divindades marinhas, ao lado de nereidas, tritões e hipocampos.
 
Os Ictiocentauros possuem a capacidade de respirar debaixo d'água e de nadar com grande velocidade. Eles também possuem uma resistência física maior do que as demais raças aquáticas. Outra habilidade é a capacidade de se comunicar debaixo d'água com outras criaturas marinhas.


Afros e Bitos

Dois deuses marinhos menores chamados Afros ("Espuma do Mar") e Bitos ("Abismo do Mar") eram representados como ictiocentauros. Filhos de Cronos e Filira (ou conforme a fonte, Poseidon e Anfitrite), os dois trouxeram Afrodite para a costa após ela nascer da espuma do mar criada pela queda n'água do sêmen de Urano, quando o mesmo foi castrado por Cronos. Os dois deuses provavelmente foram derivados do peixe divino da mitologia babilônica (possivelmente identificado com Dagon), que trouxe a deusa Astarte para a terra após seu nascimento no mar.
 
Afros e Bitos também aparecem em um par de esculturas pertencentes aos Museus do Louvre e do Vaticano, representados carregando os companheiros silenos do deus Dionísio, após sua companhia ser levada para o mar pelo rei Licurgo da Trácia.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Que engraçado! Eu criei no meu livro, um ser híbrido entre hipocampos e sereias e imaginei seres como estes. Mas eu nunca ouvi falar de Ictioscentauros. Agora vai parecer plágio :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ressonância mórfica, seria mais certo.

      Excluir
  2. As duas primeiras imagens estão bugadas :/

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei bastante da postagem, mas uma coisa que eu queria saber é se Afros e Bitos são deuses de algo específico ou se são só da espuma e do abismo marinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o theoi.com, são apenas deuses da espuma e do abismo marinho.
      https://www.theoi.com/Pontios/Ikhthyokentauroi.html

      Excluir
  4. Muito boa informação. Vão servir de inspiração pra minhas histórias.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby