27 de junho de 2014

Ictiocentauros

۞ ADM Sleipnir


Ictiocentauros (grego: ikhthyokentauroi), ou Centauros-peixes são criaturas da mitologia grega semelhantes aos tritões, porém possuem a parte superior do corpo de um homem, a parte inferior de um cavalo (ou leão) e a cauda de um peixe. Alguns ictiocentauros usavam coroas, enquanto outros foram representados com chifres, muitas vezes semelhantes à garras de crustáceos. Tradiconalmente, os ictiocentauros costumam ser representados no cortejo de divindades marinhas, ao lado de nereidas, tritões e hipocampos.

Os Ictiocentauros possuem a capacidade de respirar debaixo d'água e de nadar com grande velocidade. Eles também possuem uma resistência física maior do que as demais raças aquáticas. Outra habilidade é a capacidade de se comunicar debaixo d'água com outras criaturas marinhas.


Afros e Bitos

Dois deuses marinhos menores chamados Afros ("Espuma do Mar") Bitos ("Abismo do Mar") eram representados como ictiocentauros. Filhos de Cronos e Filira (ou conforme a fonte, Poseidon e Anfitrite), os dois trouxeram Afrodite para a costa após ela nascer da espuma do mar criada pela queda n'água do sêmen de Urano, quando o mesmo foi castrado por Cronos. 

Os dois deuses provavelmente foram derivados do peixe divino da mitologia babilônica (possivelmente identificado com Dagon), que trouxe a deusa Astarte para a terra após seu nascimento no mar.

Afros e Bitos também aparecem em um par de esculturas pertencentes aos Museus do Louvre e do Vaticano, representados carregando os companheiros silenos do deus Dionísio, após sua companhia ser levada para o mar pelo rei Licurgo da Trácia.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:

  1. Que engraçado! Eu criei no meu livro, um ser híbrido entre hipocampos e sereias e imaginei seres como estes. Mas eu nunca ouvi falar de Ictioscentauros. Agora vai parecer plágio :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ressonância mórfica, seria mais certo.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby