18 de junho de 2014

Pomona

۞ ADM Sleipnir


Pomona era a deusa romana guardiã dos pomares e das árvores frutíferas. Ao contrário de muitas outras divindades agrícolas, Pomona não estava associada com a colheita, mas sim com o florescimento das árvores de frutos. Ela é geralmente retratada carregando uma cornucópia ou uma bandeja de frutas florescendo, e também uma faca de poda em uma das mãos. Ela não possui uma contraparte grega, sendo portanto uma divindade exclusivamente romana.

Nos escritos de Ovídio, Pomona é uma ninfa de madeira virginal que rejeitou vários pretendentes, dentre eles Silvano e Picus antes de finalmente se casar com Vertumno - e a única razão pela qual ela se casou com ele era porque ele disfarçou-se como uma mulher velha, e, em seguida, ofereceu conselhos a ela sobre com quem ela deveria se casar. Vertumno acabou conquistando Pomona, e assim o casal se tornou responsável ​​pela natureza prolífica de macieiras. Pomona compartilha com seu marido um festival próprio, comemorado em 13 de agosto.


Pomona e Vertumno foram listados entre os Numina, ou espíritos guardiões da mitologia romana, que assistiam sobre pessoas ou sobre aspectos da casa ou nos campos , no caso deles, os pomares e jardins. Ela tinha seu próprio sacerdote em Roma, os flamen Pomonalis e um bosque sagrado chamado Pomonal, localizado não muito longe de Ostia, o antigo porto de Roma. 

Apesar dela ser uma divindade bastante obscura, Pomona aparece muitas vezes na arte clássica, incluindo pinturas de Rubens e Rembrandt, e uma série de esculturas. Uma estátua de Pomona nua pode ser vista na fonte do Central Park, pouco antes do Plaza Hotel em Nova Iorque. 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. E qual era a contraparte romana de Démeter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pierrot, a contraparte romana de Deméter se chama Ceres.

      Excluir
    2. Ah eu conhecia o nome mas não a divindade associada. Muito obrigado.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby