Image Map

7 de março de 2022

Suttungr

۞ ADM Sleipnir


Suttungr (ou Suttung) era um jotun (gigante de gelo) da mitologia nórdica. Ele era filho do jotun Gilling, que juntamente com sua mãe, foi assassinado por Fjalar e Galar, os mesmos anões que também mataram o deus Kvasir e roubaram dele o caldeirão mágico Odrörir, contendo o Hidromel da Poesia.

Suttungr  consegue capturá-los e prendê-los em um recife coberto pela maré alta, deixando-os lá para que morressem afogados. Em troca de suas vidas, os irmãos resolveram oferecer a Suttungr o Odrörir contendo todo o Hidromel da Poesia, e ele acaba aceitando. Suttungr então esconde o Odrörir  dentro de uma montanha chamada Hnitbjorg, e ordena a sua filha Gunnlod para vigiá-lo.

O Roubo do Hidromel por Odin

O hidromel da poesia era um bem precioso, e Suttungr se gabava de tê-lo em sua posse, mas tão logo o sábio deus Odin tomou conhecimento da situação, ele partiu para Jotunheim com a intenção de obter o hidromel para si. Disfarçado como um lavrador, Odin passou a trabalhar para o irmão de Suttungr, Baugi, durante todo um verão. Ao terminar o trabalho, Odin pediu para Baugi lhe dar um copo de hidromel. Baugi tenta convencer Suttungr a ceder uma taça mas não obtém sucesso, então ele decide perfurar um pequeno buraco ao lado da montanha, abrindo uma passagem para a câmara onde o hidromel era mantido. Odin imediatamente transformou-se numa cobra e se esgueirou pelo buraco na câmara onde Gunnlod guardava o hidromel. Retomando a forma de um homem, Odin seduz Gunlod e a convence a lhe dar o hidromel. Durante três noites, Odin bebeu do hidromel, e na terceira noite, ele se transformou em uma águia para poder escapar. 


Suttungr descobriu o roubo, e também transformando-se em uma águia, foi atrás de Odin. Parte do hidromel escapava da boca de Odin enquanto voava, às vezes propositalmente, a fim de distrair Suttungr que estava em seu encalço. Parte do hidromel caiu sobre a terra, onde atingiu alguns dos seres vivos, tornando-os poetas. Quando Odin avistou seu palácio, deu um grito de alerta, e todos os deuses correram com jarros em suas mãos, permitindo que Odin regurgitasse todo o hidromel dentro deles. Quando Suttungr viu o hidromel ser recolhido pelos deuses, se deu por vencido e retornou para sua montanha. O Hidromel agora pertencia aos deuses.

Cultura Popular

Suttungr aparece como um boss no game Assassin's Creed Valhalla, lançado em novembro de 2020 e ambientado na mitologia nórdica.

Suttungr em Assassin's Creed Valhalla
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby