Image Map

23 de março de 2022

Pilão-de-fogo

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Pilão-de-fogo é uma assombração do folclore paulista, oriunda do período do Ciclo do Café no Brasil. Trata-se de um grande pilão que aparece subitamente em meio as estradas durante a noite, atrapalhando viajantes e tropeiros e até mesmo perseguindo-os. Enquanto rola pela estrada, o pilão produz um som semelhante ao de algo sendo socado em seu interior, e por vezes, expele chamas de sua boca.

Na cidade de Alto do Cruzeiro, Paraitinga, dizem os mais antigos moradores que o Pilão-de-fogo costumava aparecer altas horas da madrugada, reproduzindo um forte som de socação que deixava todos apavorados. Os curiosos que resolviam checar a origem do som se deparavam com o Pilão rolando rua abaixo, cuspindo fogo e passando por cima de tudo que encontrava pela frente. Ao chegar ao final da rua, o Pilão desaparecia misteriosamente. Uma cruz foi instalada no local com o intuito de repelir as aparições do Pilão, e desde sua instalação, dizem que ele jamais tornou a aparecer.

Alguns atribuem a origem dessa assombração aos espíritos dos escravos que eram maltratados pelos seus senhores. Já outros, como por exemplo o folclorista Câmara Cascudo, a associam ao Boitatá (Batatá. Batatão), como sendo uma de suas variantes.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fontes:





CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby