Image Map

25 de março de 2022

Atabey

۞ ADM Sleipnir


Atabey (também conhecida como Atabei, Atabeyra, Atabex) é a divindade (zemi) suprema dos Taínos, indígenas pré-colombianos que habitavam as Bahamas, as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas do Norte, no Caribe. Ela era cultuada como a deusa das águas doces e horizontais (lagos, riachos, rios) e da fertilidade, sendo também considerada o espírito da Terra e relacionada à provisão da vida. As mulheres taino rezavam para ela afim de garantir um parto seguro. 

Atabey se manifesta em múltiplos aspectos principalmente como a mãe amorosa, mas também como Caguana, o espírito do amor e Guabancex (também conhecida como Gua Ban Ceh)a mãe selvagem das tempestades e dos desastres naturais. Ela era mais comumente representada na posição de parto, representando uma figura materna estimulante. As representações de Atabey em petróglifos lembram os sapos Coqui das Ilhas Virgens, também considerados sagrados pelos Taínos.


O Mito de criação Taíno

No início existia somente Atabey e nada mais, até que ela criou os céus. Depois, ela gerou sozinha seus dois filhos, Yúcahu e Guacar, e deixou a cargo deles a tarefar de completar a criação. Yúcahu então assumiu o protagonismo no processo de criação do mundo, criando o sol, a lua, as estrelas, a vegetação, os animais e ainda o primeiro homem, Locuo.

Guacar, por outro lado, ficou com ciúmes da obra de seu irmão, e transformou-se no espírito maligno, Juracán (ou Furacão). Com a ajuda de sua esposa, Guabancex (deusa das tempestades e um aspecto de sua mãe Atabey) e seus dois filhos (representações dos trovões e relâmpagos) ele provocou ventos tempestuosos catastróficos para destruir a criação de seu irmão. Suas tempestades furiosas mataram animais e destruíram as colheitas de Locuo, mas ele não conseguiu destruir a Terra. Locuo orou aos deuses para poupá-lo para que sua família fosse salva, e o primeiro mito do furacão caribenho nasceu.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby