Image Map

25 de julho de 2022

Ascalabo

۞ ADM Sleipnir

Ceres e Stellio, arte de Adam Elsheimer

Ascalabo (grego Ἀσκάλαβος, Stellio na mitologia romana) é na mitologia grega um jovem que acabou sendo amaldiçoado pela deusa Deméter após zombar dela. Filho de uma velha camponesa chamada Misme, eles foram visitados por Deméter quando a deusa chegou na Ática durante sua longa busca por Perséfoneque havia sido raptada por Hades.

Exausta e com bastante sede, Deméter foi gentilmente recebida por Misme em sua cabana, que lhe ofereceu uma jarra contendo ciceão (uma bebida da Grécia Antiga de várias descrições. Alguns eram feitos principalmente de água, cevada e substâncias naturais. Outros foram feitos com vinho e queijo ralado) para beber.

Deméter esvaziou a jarra em um gole e Ascalabo, que a observava, riu dela e zombou-a perguntando se ela por acaso não gostaria que lhe trouxesse uma jarra maior para beber. Indignada pelo insulto do rapaz, Deméter despejou o resto de sua bebida sobre ele, e aos poucos ele começou a encolher e se transformar em um lagarto. Espantada e em lágrimas, Misme abaixou-se para tentar tocá-lo, mas Ascalabo acabou fugindo dela, procurando um esconderijo seguro.

Ascalabo não deve ser confundido com Ascálafo, este também punido por Deméter, mas transformado em uma coruja.

"Ceres transforma Stellio em um lagarto" (1691), arte de Gerard de Lairesse

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby