۞ ADM Sleipnir
A Cotaluna é uma personagem do folclore paraibano, dita habitar o rio Gramame, em João Pessoa. Ela é descrita como sendo uma espécie de sereia ou fantasma, de pele branca e cabelos negros, e dona de um olhar sedutor.
Segundo a lenda, durante o inverno ela tenta atrair homens para o rio, cantando ou simplesmente agarrando-os para no fim devorá-los. Já durante o verão, ela assume uma forma completamente humana, e assim vaga por aí seduzindo homens e os levando para o seu covil. A Cotaluna oferece àqueles que seduz prazer eterno porém estes perdem sua sanidade. Dizem que quem consegue fugir dela depois disso não retém nenhuma memória do tempo em que passou com ela e também não demonstra nenhuma vontade própria, como se sua alma tivesse ficado com a sereia.
De acordo com o historiador e jornalista Câmara Cascudo, a lenda da Cotaluna teria origens africanas, apesar da sereia sempre ser descrita como branca. Cascudo ainda aponta que a Cotaluna seria uma espécie de amalgama entre a Mãe-d'água (Iara) e o monstro marinho indígena Ipupiara.
Obrigado por atender meu pedido vlw amigo
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirTenho muito interesse na obra do Câmara Cascudo. Ele foi mencionado numa entrevista por um dos atores do programa infantil Bambuluá da Globo.
ResponderExcluirNossa terra guarda uma mitologia de fazer inveja à varias nações.
Sou de João Pessoa, conheci ela esses dias, é gente boa kkkk
ResponderExcluirMentira kkkkkkk
Excluir