Image Map

17 de junho de 2020

Cotaluna

۞ ADM Sleipnir


A Cotaluna é uma personagem do folclore paraibano, dita habitar o rio Gramame, em João Pessoa. Ela é descrita como sendo uma espécie de sereia ou fantasma, de pele branca e cabelos negros, e dona de um olhar sedutor. 

Segundo a lenda, durante o inverno ela tenta atrair homens para o rio, cantando ou simplesmente agarrando-os para no fim devorá-los. Já durante o verão, ela assume uma forma completamente humana, e assim vaga por aí seduzindo homens e os levando para o seu covil. A Cotaluna oferece àqueles que seduz prazer eterno porém estes perdem sua sanidade. Dizem que quem consegue fugir dela depois disso não retém nenhuma memória do tempo em que passou com ela e também não demonstra nenhuma vontade própria, como se sua alma tivesse ficado com a sereia.

De acordo com o historiador e jornalista Câmara Cascudo, a lenda da Cotaluna teria origens africanas, apesar da sereia sempre ser descrita como branca. Cascudo ainda aponta que a Cotaluna seria uma espécie de amalgama entre a Mãe-d'água (Iara) e o monstro marinho indígena Ipupiara.




fontes:
  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo
  • https://pt-br.facebook.com/milmameluco
CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Obrigado por atender meu pedido vlw amigo

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito interesse na obra do Câmara Cascudo. Ele foi mencionado numa entrevista por um dos atores do programa infantil Bambuluá da Globo.
    Nossa terra guarda uma mitologia de fazer inveja à varias nações.

    ResponderExcluir
  3. Sou de João Pessoa, conheci ela esses dias, é gente boa kkkk

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby