۞ ADM Sleipnir
Arte de Cryotube |
Jehoel (hebraico יהואל, também chamado Jahoel, Jehuel, Shemuel, Kemuel, Yaoel) é o nome de um anjo que aparece no apócrifo Apocalipse de Abraão, provavelmente escrito entre 80 e 100 d.C. Ele é mencionado na obra como o maestro do coro celestial que acompanhou Abraão em sua visita ao Paraíso, revelando o curso da história para ele. Ele é responsável por conter o Leviatã, o monstro que engolirá as almas dos pecadores no Dia do Julgamento.
Jehoel é um dos Anjos da Presença, que mediam o nome inefável de Deus, e segundo alguns dicionários sobre anjos, ele seria o chefe da ordem dos serafins. Também é sugerido que Jehoel seria um nome anterior de Metatron, enquanto a obra cabalística Berit Menuchah se refere a ele como o anjo do fogo. O livro The Gnostics and Their Remains (1864), de Charles William King, lista sete subordinados de Jehoel, à saber: Seraphiel, Gabriel, Nuriel, Temmael, Shimshael, Hadarniel e Sarmiel.
fontes:
- A Dictionary of Angels Including the Fallen Angels, de Gustav Davidson;
- Encyclopedia of Angels, de Richard Webster;
- Wikipédia;
O apócrifo mais conhecido que trata de anjos que conheço era o livro de Enoch. Não sabia sobre esse de Abraão. Ele já teve contato com anjos e o próprio Senhor pouco antes de saber a sentença das cidades de Sodoma e Gomorra.
ResponderExcluir