Image Map

22 de junho de 2020

Jehoel

۞ ADM Sleipnir

Arte de Cryotube
Jehoel (hebraico יהואל, também chamado Jahoel, JehuelShemuel, Kemuel, Yaoel) é o nome de um anjo que aparece no apócrifo Apocalipse de Abraão, provavelmente escrito entre 80 e 100 d.C. Ele é mencionado na obra como o maestro do coro celestial que acompanhou Abraão em sua visita ao Paraíso, revelando o curso da história para ele. Ele é responsável por conter o Leviatã, o monstro que engolirá as almas dos pecadores no Dia do Julgamento.

Jehoel é um dos Anjos da Presença, que mediam o nome inefável de Deus, e segundo alguns dicionários sobre anjos, ele seria o chefe da ordem dos serafinsTambém é sugerido que Jehoel seria um nome anterior de Metatron, enquanto a obra cabalística Berit Menuchah se refere a ele como o anjo do fogo. O livro The Gnostics and Their Remains (1864), de Charles William King, lista sete subordinados de Jehoel, à saber: Seraphiel, Gabriel, Nuriel, Temmael, Shimshael, Hadarniel e Sarmiel.


fontes:
  • A Dictionary of Angels Including the Fallen Angels, de Gustav Davidson;
  • Encyclopedia of Angels, de Richard Webster;
  • Wikipédia;
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. O apócrifo mais conhecido que trata de anjos que conheço era o livro de Enoch. Não sabia sobre esse de Abraão. Ele já teve contato com anjos e o próprio Senhor pouco antes de saber a sentença das cidades de Sodoma e Gomorra.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby