Arte de Felipe Menegheti |
O Arranca-línguas é uma criatura pertencente ao folclore da região centro-oeste brasileira, e sua lenda é bastante conhecida no estado de Goiás, principalmente entre as imediações do rio Araguaia. Ele também costuma ser chamado de King-Kong, em alusão ao famoso macaco do cinema. O Arranca-línguas é geralmente descrito como uma espécie de híbrido entre homem e gorila, medindo cerca de 2 metros e meio de altura. Alguns relatos mais exagerados afirmam que ele possui 10 metros de altura. De acordo com os ribeirinhos do rio Araguaia, o Arranca-línguas habita as encostas do rio, camuflando-se entre árvores frondosas e grandes troncos caídos.
O nome Arranca-línguas está ligado à dieta da criatura, composta principalmente de línguas de animais como bois, cavalos, cabras ou até mesmo de seres humanos. Ele costuma atacar suas vítimas durante a noite, paralisando-as com seus urros e, após matá-las, ele retira suas línguas e come.
No Mato Grosso do sul, existe uma variante do Arranca-línguas, um menino-bicho chamado Come-línguas. Segundo a lenda, quando vivia, o menino era mentiroso e sua mãe, antes de morrer, rogou-lhe uma praga. Tempos depois, o menino foi encontrado morto e sem língua. Numa ocasião, um fazendeiro encontrou um gado morto no pasto e ao olhar ao redor, viu um menino correndo no meio da mata com uma língua ensanguentada nas mãos. Ao verificar o cadáver do gado, o fazendeiro constatou que o mesmo teve sua língua arrancada.
Arte de Berje para o livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro |
fontes:
- http://www.consciencia.org/lenda-do-arranca-lingua-folclore-brasileiro
- http://tianastaciafolclore.blogspot.com.br/2009/11/folclore-da-regiao-centro-oeste-arranca.html
muito legal mas parece ser uma variação da lenda do chupa cabra porque a versao que ouvia ele atacava apenas cabras e tinha aparencia humana
ResponderExcluir