10 de fevereiro de 2015

Moiras

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, as Moiras (grego Μοῖραι) eram uma tríade de deusas irmãs que determinavam o destino, tanto de deuses quanto de humanos. Eram filhas da deusa primordial Nix, mas também costumam ser referidas como filhas de Zeus e Têmis . Seu equivalente romano eram as Parcas ou Fadas e seu equivalente germânico eram as Nornas

As Moiras eram as responsáveis por fabricar, tecer e cortar o fio da vida dos mortais. Durante o seu trabalho, as Moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio de cada pessoa em sua parte mais privilegiada, o topo; ou em sua parte menos desejável, o fundo, explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos. O poder das Moiras de determinar o destino era absoluto e impossível de ser burlado. 

As Três Moiras


As Moiras eram geralmente descritas pelos poetas da antiguidade como frias, impiedosas e insensíveis, e representadas como velhas ou bruxas com dentes grandes e unhas longas. Já nas artes plásticas, ao contrário, elas aparecem representadas como lindas donzelas. 

As Moiras são:
  • Cloto (do grego Κλωθώ – "fiandeira") que fia o fio da vida do seu fuso para o seu carretel. Seu equivalente romano era Nona, originalmente a deusa do nono mês da gravidez.
  • Láquesis (do grego Λάχεσις – "distributriz") media o fio da vida concedido a cada pessoa com sua vara de medir. Seu equivalente romano era Décima.
  • Átropos (do grego Ἄτροπος – "inflexível", literalmente "a que não muda de direção", às vezes chamada Aisa) era quem cortava o fio da vida. Ela escolhia a maneira e o momento da morte de cada pessoa. Quando ela cortava o fio com "sua abominável tesoura", alguém morria na Terra. Seu equivalente romano era Morta (Morte). 
Supunha-se que as Moiras apareciam três noites após o nascimento de uma criança para determinar o curso de sua vida. 

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Muito bom.
    Já ouvi menções de que as três irmãs também diferiam em idade, sendo uma criança, uma mulher e uma velha.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito fã do blogue e confesso que já li todas as pastagens... Todos os adm estão de parabéns, e queria agradecer por horas de leituras tão agradáveis que vocês me proporcionaram..... Muito obrigada a todos vocês.... Eu queria fazer um pequeno pedpedido a vocês, para fazer alguma matéria sobre a Skuld... Ela é muito interessante para mim... Obrigadoa mais uma vez... :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você por apreciar o nosso trabalho :)

      Assim que possível farei uma postagem também sobre as Nornas, e então falarei de Skuld

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby