۞ ADM Sleipnir
Arte de Gerard Mirabelli |
Têmis (em grego: Θέμις, "lei divina") era uma das titânides da mitologia grega, filha dos titãs Urano e Gaia. Ela era a deusa das leis e das ordens divinas - as regras tradicionais de conduta estabelecidas pela primeira vez pelos deuses. Ela também era uma deusa profética, que presidia os oráculos mais antigos, incluindo Delfos, o qual ela presidiu ao lado do deus Apolo. Nesse papel, Têmis era a voz divina (themistes) que primeiro instruiu a humanidade nas leis primitivas da justiça e da moralidade, tais como os preceitos da piedade, as regras da hospitalidade, o bom governo, a conduta das assembleias e as oferendas piedosas aos deuses.
Consorte e filhos
Têmis foi uma das primeiras noivas de Zeus e sua primeira conselheira. Com ele, foi mãe das três Moiras (Cloto, Átropos e Láquesis) e das Horas (Dice, Eunomia e Irene). Ela era frequentemente representada sentada ao lado de seu trono, aconselhando-o sobre a conduta dos homens e relatando sobre aqueles que violaram as leis primordiais estabelecidas pelos deuses. Nesse papel, ela era assistida por sua filha Dice (Justiça). O poeta Píndaro a considera mãe apenas das Horas. Na tragédia grega Prometeu Acorrentado, Ésquilo se refere a ela como mãe de Prometeu, embora o nome de Têmis pareça ser invocado ali como um epíteto de Gaia. Apolodoro ainda lhe atribui a maternidade das ninfas do rio Erídano, que ensinaram a Héracles o caminho para o Jardim das Hespérides.
Arte de Pierre Subleyras |
Mitologia
Nascimento de Apolo e Ártemis
Têmis foi uma das divindades presentes ao lado de Leto durante o nascimento de Apolo e Ártemis, juntamente com Dione, Réia, Icnaia e Anfitrite. Além disso, amamentou Apolo com néctar e ambrosia. Ela estava lá em seu papel de deusa profética do oráculo de Delfos, o qual Apolo estava destinado a receber.
Nascimento de Apolo e Ártemis
Têmis foi uma das divindades presentes ao lado de Leto durante o nascimento de Apolo e Ártemis, juntamente com Dione, Réia, Icnaia e Anfitrite. Além disso, amamentou Apolo com néctar e ambrosia. Ela estava lá em seu papel de deusa profética do oráculo de Delfos, o qual Apolo estava destinado a receber.
As profecias oraculares de Têmis
Têmis proferiu várias profecias famosas em seu papel de voz oracular da terra.
Profecia sobre o filho de Tétis
Têmis alertou a Zeus e a Poseidon para que não se unissem à nereida Tétis, porque, se isso acontecesse, esta daria à luz um filho mais poderoso que o pai. Têmis os aconselhou ainda a permitirem que Tétis se unisse a um mortal, Peleu, tornando-se mãe do herói Aquiles. Até mesmo a morte de Aquiles durante a Guerra de Tróia já estava prevista por Têmis.
Profecia do roubo das maças douradas
Têmis advertiu Atlas de que um filho de Zeus (Héracles) roubaria os pomos de ouro do Jardim das Hespérides. Com medo, Atlas murou seus pomares ao redor com muralhas maciças e como guardião colocou um enorme dragão. Além disso, expulsou todos os estranhos das fronteiras de seu reino.
Profecia dos homens nascidos da terra
Têmis ajudou Deucalião e Pirra a formarem a humanidade após o dilúvio enviado como castigo por Zeus, profetizando que ambos deveriam "jogar os ossos de sua mãe para trás das costas". Pirra ficou temerosa de cometer algum sacrilégio ao profanar os ossos de sua mãe, não captando o sentido da profecia. Deucalião, porém, entendeu tratar-se de pedras os ossos da deusa da Terra, Gaia, mãe de todos os seres. Assim ele atirou pedras para trás e delas surgiram homens.
Profecia dos filhos de Calírroe
Calírroe era filha do deus do rio Aqueloo. Ela foi noiva de Alcmeão, de Argos, e teve dois filhos, Anfótero e Acarnan. Por causa da paixão sem sentido de Calírroe pelo manto e Colar de Harmonia, Alcmeão tentou obtê-los mas acabou sendo morto pelos filhos do rei Fegeu. Calírroe então pediu a Zeus que seus filhos pequenos Anfótero e Acarnan pudessem crescer imediatamente para vingar o assassinato de seu pai. A deusa Hebe se recusava a interferir dessa forma novamente na vida dos humanos (já havia feito algo parecido anteriormente, rejuvenescendo o ex-eromenos de Héracles, Iolaus), mas Têmis intercedeu em favor de Calírroe, pois previu que o desfecho dessa vingança seria favorável aos deuses.
Queda dos Titãs e a libertação de Prometeu
Essas são duas profecias que são atribuídas à Têmis, porém no contexto em que são mencionadas por Ésquilo na obra Prometeu Acorrentado, fica claro de que quem as fez foi na verdade Gaia, sendo o nome de Têmis invocado como um epíteto da deusa terra. No papel de voz oracular da terra, Têmis era muitas vezes identificada com Gaia, e por isso a confusão sobre quem de fato fez tais profecias.
Iconografia
Algumas descrições clássicas de Têmis descrevem uma mulher de aparência sóbria segurando balanças. Algumas representações clássicas de Têmis a mostram segurando uma espada. Ao contrário do que é comum de se ver hoje em dia em suas representações, Têmis originalmente não possui vendas nos olhos. Tudo é fruto de equívocos envolvendo ela, sua filha Dice (que é a deusa da justiça grega, e não Têmis, e também não possui vendas) e também a deusa romana Justitia, esta última sim representada vendada. Aliás, a venda na Justiça só se tornou uma ideia comum no séc. XVI.
Culto
Têmis possuía vários templos na Grécia, embora não sejam descritos em grande detalhe por autores antigos. Ela possuía templos no santuário oracular de Zeus em Dodona, em Tanagra, em Atenas, perto da Acrópole, um templo em Rhamnous ao lado de um de Nêmesis, e um templo de Têmis Icnaia em Ftiótida, Tessália. Pausânias descreve seu santuário em Tebas com um pouco mais de detalhes do que normalmente era o caso e, portanto, pode ter sido de maior importância.
Têmis também tinha um altar em Olimpia. Às vezes ela era retratada nos santuários de outros deuses e pode ter compartilhado templos com eles ocasionalmente. Ainda, Têmis é mencionada como tendo compartilhado um templo com Afrodite em Epidauro.
Arte de Spoof-Ghost |
fontes:
- https://www.theoi.com/Titan/TitanisThemis.html
- https://en.wikipedia.org/wiki/Themis
- Greek and Roman Mythology A to Z, de Kathleen N. Daly;
Interessante, já conhecia Terrmis mas não sabia que foi a primeira noiva de Zeus, e nem usava bandana não sei porque os advogados a colocaram numa bandana sendo que a própria história diz não usar
ResponderExcluirAaa ansioso por mais,traz mais sobre as deusas Horas ou até mesmo das Musas Gaianas
ResponderExcluir