Image Map

18 de janeiro de 2023

Pistoleiro do Tarana

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Pistoleiro do Tarana é um misterioso ser pertencente ao folclore da região do Tarana, uma área de pesca localizada na foz do rio Caeté, em Bragança, no Pará. Dizem que em certas noites do ano, ele solta fogos de artifício no interior do manguezal, porém ninguém nunca o viu, além dos sons dos fogos e das luzes emitidas por ele. 

Um pescador e morador da Vila do Bonifácio, em Bragança, chamado Elder do Rosário, relatou ter visto pessoalmente tais luzes no manguezal. Segundo ele, muitos já se arriscaram adentrar o mangue seguindo a direção das luzes, no intuito de descobrir quem “disparava” os fogos, mas sempre acabava em vão. Ninguém nunca conseguiu encontrar o responsável, mesmo chegando bem próximos ao local. Existem relatos na região que falam sobre um tipo de luz que aparece dentro do mangue, mas como um único ponto, que atrai a atenção do caranguejeiro ou pescador, que começa a segui-la como se estivesse em transe e, quando “desperta”, pode estar prestes a se acidentar em quedas de barrancos ou a afundar em atoleiros. Essa luz é classificada por eles como uma “misúra”, ou seja, uma entidade que gosta de fazer mal às pessoas, diferente das “visagens” que podem apenas proteger o manguezal, castigando aqueles que degradam o ambiente.

Origem do nome

O nome Pistoleiro do Tarana vêm do fato de certos tipos de fogos de artifício serem conhecidos popularmente no Pará como pistolas.

fonte:

  • FREITAS, A.C.; CARDOSO, I.S.; JOÃO, M.C.A.; KRIEGLER, N. & PINHEIRO, M.A.A. 2018. Lendas, misticismo e crendices populares sobre manguezais, Cap. 5: p. 144-165. In: Pinheiro, M.A.A. & Talamoni, A.C.B. (Org.). Educação Ambiental sobre Manguezais. São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Câmpus do Litoral Paulista, 165 p.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Legal não conhecia a lenda um ser sobrenatural que só quer se divertir jogando fogos de artifício nosso folclore tem cada coisa maluca

    ResponderExcluir
  2. Poderia abordar a história do Bruninho o fantasma que joga futebol uma lenda recente porém a história é antigamente quando tudo era mato, foi falado lá no canal Luan Mendes

    ResponderExcluir
  3. TAMBÉM NÃO CONHECIA.
    BEM ESPECIFICO.
    ATÉ A FONTE BIBLIOGRÁFICA É ESPECIFICA.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby