Image Map

16 de janeiro de 2023

Masaki gitsune

۞ ADM Sleipnir

Arte de Matthew Meyer

Masaki gitsune (japonês 政木狐 ou まさきぎつね, "Masaki, a raposa") é uma poderosa kitsune de nove caudas presente no romance épico Nansō satomi hakkenden (“As Crônicas dos Oito Cães”) de Kyokutei Bakinfinalizado em 1842.

De acordo com a história, há muito tempo uma kitsune grávida se abrigou sob as tábuas do assoalho do castelo Shinobu no Oka, o qual estava sob a supervisão de um homem chamado Kawagoi Moriyuki. Moriyuki tinha uma esposa muito gentil, que ao tomar conhecimento da kitsune, permitiu que ela permanecesse lá até dar à luz. O companheiro da kitsune costumava visita-la, trazendo sempre algo para ela comer, porém um dia acabou sendo capturado e morto por um lacaio chamado Kaketa Wanazō. A esposa de Moriyuki teve pena da kitsune, e passou a colocar sua comida para ajudar a alimentá-la e aos seus filhotes. 

Após os filhotes da kitsune terem crescido saudáveis ​​e deixado o ninho, ela começou a planejar sua vingança contra Wanazō. Wanazō tinha um caso com Masaki, babá de Takatsugu, filho de Moriyuki. Uma noite, Wanazō e Masaki fugiram em segredo do castelo, porém foram seguidos pela kitsune. Uma vez longe da segurança do castelo, a kitsune se transformou em um bandido, abordando o casal e ameaçando Wanazō com uma espada. Wanazō e Masaki correram por suas vidas, mas acabaram escorregando e caindo dentro de um rio, morrendo afogados.

Embora tenha obtido sua vingança, a kitsune se sentiu mal pelo jovem Takatsugu ter perdido sua babá. Em gratidão pela bondade que a mãe de Takatsugu outrora havia mostrado a ela, a kitsune se transformou em Masaki e então assumiu o seu lugar como babá de Takatsugu, criando-o por dois ano sem que ninguém desconfiasse de nada. Um dia, ela acabou cochilando e parte de seu disfarce falhou. O jovem Takatsugu, que a observava, ficou surpreso e gritou: “O rosto da babá se transformou em um cachorro!”. A kitsune sabia que se as pessoas soubessem que Takatsugu havia sido criado com leite de uma besta, isso traria vergonha para ele como guerreiro. Com lágrimas nos olhos, ela fugiu do castelo antes que alguém pudesse descobrir sua verdadeira identidade.

Masaki mudou-se para um campo em Ueno e contemplou sua vida. Apesar de já ter vivido centenas de anos, ela não teve uma vida meritória. Seu poder divino era baixo, e ela havia matado pessoas – mesmo que fossem seus inimigos. Após o ocorrido com Takatsugu, Masaki dedicou sua vida à caridade e a ajudar os outros. Ela se disfarçou como uma mulher idosa e abriu uma casa de chá. Ela vestiu e alimentou os pobres, protegeu viajantes do calor e do frio, deu refúgio aos órfãos e também dissuadiu os amantes desafortunados de pactos de suicídio.  

Ao longo de vinte anos, Masaki salvou a vida de um total de 999 pessoas. Nesse tempo, ela atingiu seu milésimo aniversário. Sua cauda se dividiu em nove fios e seu pelo ficou branco. Masaki tornou-se clarividente, e foi assim que ela sentiu que Takatsugu estava em perigo. Ela convocou todas as kitsunes próximas, que se transformaram em guerreiros e a seguiram para resgatar Takatsugu. Depois de salvá-lo, Masaki revelou sua verdadeira identidade a ele. Ela contou sobre sua conexão passada e informou que através de seus anos de trabalho duro e virtude ela ganhou o favor do imperador do céu. Ela deveria se transformar em um koryū (“dragão raposa”) – uma kitsune tão poderosa e virtuosa que é indistinguível de um dragão – e ascender ao céu, deixando o mundo terreno para trás. 

Masaki deixou a casa de chá e mergulhou no lago Shinobazu. Um momento depois, nuvens se formaram e a chuva começou a cair do céu. Enquanto a tempestade soprava, um grande dragão kitsune branco emergiu do lago. A casa de chá e todos os seus utensílios e móveis de chá foram sugados para o céu. Depois de alguns momentos, o trovão, o vento e a chuva diminuíram, o céu clareou e Masaki desapareceu.


fonte:




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Legal essa lenda não tinha conhecimento sobre ela a mitologia japonesa têm muito ainda para ser descoberto

    ResponderExcluir

  2. Tinha descoberto sobre você poucos dias atrás e fiquei impressionado com os resultados do blog e do canal. São bastante legais, sério. Se estiver procurando personagens/ lendas para falar sobre, vou deixar aqui algumas sugestões:
    A lenda da serpente branca ( China )
    Tristão e Isolda ( celta )
    Tozkoparan Iskender ( Turquia )
    Donzela cisne ( Europa )
    Arion e os golfinhos ( Grécia )
    A lenda do bebê diabo ( Brasil )
    Tomonari kun ( Japão )
    A chorona ( México )
    Bom, é isso. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby