۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
A Vovó do Mangue é uma entidade protetora dos manguezais, pertencente ao folclore baiano, em particular ao folclore local da cidade de Maragojipe. Dizem que ela é uma velha de personalidade rabugenta, e que castiga aqueles que fazem mal ao manguezal na região. Aqueles que já viram a Vovó do Mangue a descrevem como uma velha de pele escura e enrugada e uma perna só, sempre com um lenço na cabeça e com um cachimbo ou charuto na boca, vestida de farrapos.
Os pescadores locais costumam sempre oferecer-lhe charuto, aguardente e um dente de alho antes de saírem para pescar. Dizem que os que o fazem recebem a proteção da Vovó do Mangue, e a garantia de que conseguirão retornar para casa ao fim do dia. Já aqueles que não respeitam nem a ela, muito menos o manguezal, a Vovó do Mangue castiga fazendo com que fiquem desnorteados e se percam no meio do mangue.
fonte:
- FREITAS, A.C.; CARDOSO, I.S.; JOÃO, M.C.A.; KRIEGLER, N. & PINHEIRO, M.A.A. 2018. Lendas, misticismo e crendices populares sobre manguezais, Cap. 5: p. 144-165. In: Pinheiro, M.A.A. & Talamoni, A.C.B. (Org.). Educação Ambiental sobre Manguezais. São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Câmpus do Litoral Paulista, 165 p.
Mais uma que não conhecia da mitologia Brasíleira
ResponderExcluirAí obg por me fazer amar o nosso folclore,como é amplo nossa cultura,um mix de várias outras,obg ❤
ResponderExcluirObrigado vc Allan!!
ExcluirPiracuju o peixe bravo ainda não tá no acervo séria interessante falar dele no blog
ResponderExcluirIrei pesquisar a respeito. Obrigado Nicolas!
Excluir