Image Map

25 de janeiro de 2023

Vovó do Mangue

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

A Vovó do Mangue é uma entidade protetora dos manguezais, pertencente ao folclore baiano, em particular ao folclore local da cidade de Maragojipe. Dizem que ela é uma velha de personalidade rabugenta, e que castiga aqueles que fazem mal ao manguezal na região. Aqueles que já viram a Vovó do Mangue a descrevem como uma velha de pele escura e enrugada e uma perna só, sempre com um lenço na cabeça e com um cachimbo ou charuto na boca, vestida de farrapos.

Os pescadores locais costumam sempre oferecer-lhe charuto, aguardente e um dente de alho antes de saírem para pescar. Dizem que os que o fazem recebem a proteção da Vovó do Mangue, e a garantia de que conseguirão retornar para casa ao fim do dia. Já aqueles que não respeitam nem a ela, muito menos o manguezal, a Vovó do Mangue castiga fazendo com que fiquem desnorteados e se percam no meio do mangue.

A Vovó do Mangue é associada a Nanã, entidade do candomblé, deusa dos mistérios e orixá das águas paradas, bem como protetora dos manguezais, lagos e pântanos.

fonte:

    • FREITAS, A.C.; CARDOSO, I.S.; JOÃO, M.C.A.; KRIEGLER, N. & PINHEIRO, M.A.A. 2018. Lendas, misticismo e crendices populares sobre manguezais, Cap. 5: p. 144-165. In: Pinheiro, M.A.A. & Talamoni, A.C.B. (Org.). Educação Ambiental sobre Manguezais. São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Câmpus do Litoral Paulista, 165 p.




    CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
    PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

    5 comentários:

    1. Mais uma que não conhecia da mitologia Brasíleira

      ResponderExcluir
    2. Aí obg por me fazer amar o nosso folclore,como é amplo nossa cultura,um mix de várias outras,obg ❤

      ResponderExcluir
    3. Piracuju o peixe bravo ainda não tá no acervo séria interessante falar dele no blog

      ResponderExcluir



    Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

    1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
    2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
    3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
    4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
    5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

    Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

    De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



    Ruby