Image Map

30 de janeiro de 2023

Enbarr

۞ ADM Sleipnir


Enbarr (também Énbarr, Aenbharr ou Aonbharr Mhanannáin) é na mitologia irlandesa um belo cavalo branco capaz de viajar sobre a terra e sobre o mar, sendo tão rápido quanto o vento.Ao seu nome, foram atribuídos vários significados em dicionários e glossários medievais, entre eles "espuma", "supremacia única",  "única ou incomparável juba" e ainda "ela tinha uma cabeça de pássaro", este último dando a entender que Enbarr era na verdade uma égua.

Originalmente, Enbarr era uma das posses mágicas do deus do mar Manannan mac Lir, mas o mesmo o colocou á disposição de seu filho adotivo, Lugh Lamhfada. Na história Oidheadh ​​Chlainne Tuireann ("O destino dos filhos de Tuireann"), Lugh recusou-se a emprestar Enbarr aos filhos de Tuireann, o que acabou obrigando-o a emprestá-los o barco autônomo Sguaba Tuinne ("varredor de ondas"). 


Enbarr também é associado à Niamh, filha de Manannan mac Lir e rainha de Tír na nÓg, a "Terra da Eterna Juventude". Ela era amante do poeta-herói Oisín, o qual ela havia levado para viver com ela em Tír na nÓg. Certo dia, vendo a angústia que ele sentia por não saber como seus amigos e família estavam, Niamh permitiu que Oisín os visitasse montando Enbarr. Porém, ele não poderia descer de suas costas, ou então perderia sua juventude.

De volta ao lar, Oisín ficou surpreso, pois tudo estava diferente de quando ele partiu. Ele viu um grupo de homens tentando levantar uma placa de mármore, coisa que em seu tempo um homem apenas era suficiente para fazê-lo. Ele se ofereceu para ajudá-los, e ao puxar a placa, a sela de Enbarr arrebentou e Oisín acabou caindo no chão. Instantaneamente, Enbarr desapareceu, e Oisín se transformou em um homem decrépito. O que para Oisín haviam sido apenas três anos longe de casa haviam sido na verdade trezentos anos.

Arte de Tinkerbelcky


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Gostei do cavalo mágico, que serve como um barco porém há uma maldição se tu sair dele tu fica velho e também por conta da passagem de tempo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby