۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
A Noiva Fantasma de Furquim, também chamada apenas de Noiva de Furquim é um espírito dito assombrar uma estrada na entrada do distrito de Furquim, localizado no município de Mariana, Minas Gerais. De acordo com a lenda, famosa entre motoristas e moradores da região, trata-se do espírito de uma mulher que faleceu, juntamente com mais onze pessoas, em um acidente de ônibus ocorrido na região na década de 70. Desde então, seu espírito assombra o local, aparecendo na beira da estrada e dando sinal aos carros e ônibus. Como outras assombrações similares, ela desaparece algum tempo depois de entrar nos veículos, deixando motoristas e outros que porventura estiverem nos mesmos apavorados.
Segundo testemunhas que alegam terem avistado a assombração, ela possui cabelos loiros e aparece vestida toda de branco, fato que provavelmente originou o nome de Noiva Fantasma.
Relatos
Diversas pessoas relataram terem visto a Noiva Fantasma de Furquim. Uma dessas pessoas, um enfermeiro de uma cidade próxima (cujo nome infelizmente não foi identificado), certo dia parou no local onde ela costuma aparecer e chamou por ela. Para o seu azar, a assombração apareceu, e o homem desmaiou com o susto, sendo levado para o hospital de Mariana. Após o ocorrido, o mesmo colaborou com a ACAM (Associação de Caçadores de Monstros e Assombração de Mariana), ajudando a produzir um retrato falado da assombração. A ACAM é um grupo fundado em 2008 para investigar histórias sobre este e outros seres e fantasmas relatados na região.
Outro relato, também colhido pela ACAM, é o de um cobrador de ônibus chamado Vagner Gallo. Vagner conta que certo dia o ônibus em que trabalhava parou para uma pessoa entrar no alto de Furquim. “Uma pessoa deu sinal, paramos, ela subiu, era uma mulher bonita, e eu levantei pra cobrar, estava na frente pois vinha desde Realeza conversando com o motorista, já era tarde da noite. Fui cobrar a passagem e não achei ninguém! Falei com o motorista ele achou que ela tinha pulado a janela, viramos o ônibus e voltamos, não vimos mais nada! Desde esse dia se vou passar por lá levo um barbante bento vermelho trançado em cruz pra nada aparecer pra mim!”- afirma ele.
Um professor identificado como Milton Brigoline relatou ter visto a noiva num dia em que passava pela região. Ao vê-la, se assustou e acelerou o carro, passando rapidamente por ela. Porém, quando ele olhou para o lado, se deparou com a assombração ao seu lado.
fontes:
- https://clubebrasileirodetrensfantasmas.blogspot.com/2013/05/grupo-investiga-ataque-de-monstros-e.html
- https://acammg.com.br/2021/03/16/a-noiva-de-furquim/#
- https://noticias.uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias/tabloideanas/2011/08/17/cacadores-de-assombracoes-de-minas-gerais-procuram-misto-de-galinha-lagartixa-e-macaco.htm
Interessante a muitas lendas brasileira desconhecidas para serem exploradas, poderia falar sobre. Cultura dos tênis amarrados nos postes ? pois há muitas histórias sobre isso.
ResponderExcluirE sobre a cultura dos postes amarrado faz parte da nossa cultura brasileira
ResponderExcluir