۞ ADM Sleipnir
Arte de Gianina Villagrán |
Atahensic (ou Ataensic, também conhecida como "A Mulher que Caiu do Céu" ou simplesmente "Mulher do Céu") é uma deusa dos povos indígenas Iroquoi e Huron. Ela é vista como um antepassado primordial dessas tribos, e desempenha um papel central no seu mito de criação.
De acordo com o mito, Atahensic vivia em um mundo localizado acima do céu. Tudo ia bem até que um dia ela ficou grávida e acabou caindo desse mundo, e os motivos para a sua queda são variados. Algumas histórias dizem que ela caiu enquanto perseguia um urso, outras dizem que seu marido, o Grande Espírito, arrancou a árvore celestial que ficava localizada no centro desse mundo e a empurrou através do buraco deixado para trás, ou ainda ela caiu sozinha enquanto olhava através do buraco.
Enquanto caía, Atahensic foi amparada por um grupo de patos que voaram abaixo dela e retardaram a sua descida. Ao finalmente pousar, ela se deparou com um vasto local aquoso, sem nenhuma terra à vista. Uma tartaruga emergiu das águas e permitiu que ela repousasse em suas costas. Enquanto isso, um rato almiscarado mergulhou sob a água e trouxe lama para formar a terra. Logo depois, Atahensic deu à luz filhos gêmeos, Tarachiawagon e Tawiscara, que criaram todas as características naturais da terra e do céu. De acordo com uma versão do mito, Atahensic deu à luz uma filha, Tekawerahkwa, e essa mulher era na verdade a mãe dos gêmeos.
Em algumas tradições iroquesas, os gêmeos representam o bem e o mal, enquanto em outras, nenhum deles é mau, mas Tawiscara representa destruição, morte, noite e o inverno em oposição a Tarachiawagon que representa criação, vida, dia e o verão. Em muitas versões do mito, Atahensic favoreceu Tawiscara, geralmente porque este a enganou fazendo-a pensar que Tarachiawagon matou Tekawerahkwa, mas às vezes porque a própria Atahensic desaprovava as criações humanas de Tarachiawagon e seus caminhos. Em outras versões, Atahensic apoia os dois igualmente, declarando que deve haver vida e morte no mundo.
Atahensic é associada à lua por muitos iroqueses, sendo também chamada de Avó Lua. Em algumas tradições, ela se transformou na lua; em outras, Tarachiawagon transformou seu corpo em sol, lua e estrelas após sua morte; e em outras ainda, foi a própria Atahensic quem criou o sol, a lua e as estrelas.
Outras grafias de seu nome: Ata-en-sic, Ataentsic, Ataensiq, Aataentsic, Athensic, Ataensie, Eataentsic, Eyatahentsik, Iaataientsik, Yatahentshi; Iotsitsisonh, Iotsitsisen, Iottsitison, Iottsitíson, Atsi'tsiaka:ion, Atsi'tsiakaion, Ajinjagaayonh; Iagen'tci, Iagentci, Eagentci, Yekëhtsi, Yagentci; Awenhai, Awenha'i, Awenha:ih; Wa'tewatsitsiané:kare; Aientsik, Aentsik.
fontes:
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.