Image Map

17 de janeiro de 2023

Tenenet

۞ ADM Sleipnir

Tenenet (TjenenetTjenenyet, Tenenit) era na mitologia egípcia uma deusa associada à cerveja e a sua fabricação, e seu nome pode ter sido derivado da palavra "tenemu", que significa cerveja. Ela era retratada como uma mulher usando um cocar com o símbolo do útero de uma vaca, ligando-a à deusa do parto Meskhenet (que também usava o mesmo cocar) e associando-a a nascimentos reais.

Durante o Império Médio, Tenenet foi considerada uma das esposas do deus da guerra tebano Montu (a outra era Iunit). Quando Amon se tornou o deus do estado e foi ligado a Montu, ela foi absorvida por Mut, embora ainda fosse referida em conexão com Montu-Ra. 

Tenenet tornou-se mais proeminente durante o período Ramsida do Novo Reino, mas depois caiu em relativa obscuridade. Ela às vezes é confundida ou fundida com a deusa Raet (também conhecida como Raettawy), que era uma forma feminina de Ra, mas essa associação pode ser acidental, pois ocasionalmente as duas são retratadas juntas.

O principal centro de culto de Tenenet era Hermothislocalizado a cerca de 20 quilômetros ao sul de Tebas. Acredita-se que os antigos egípcios adoravam Ísis em Hermothis por intermédio de Tenenet.


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante que essa deusa tem uma semelhança com nikasa a deusa suméria da cerveja porém sem ser consumida mas sim como sendo esposa de um deus se bem que a outra deusa também tinha um marido

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby