۞ ADM Sleipnir
Tenenet (Tjenenet, Tjenenyet, Tenenit) era na mitologia egípcia uma deusa associada à cerveja e a sua fabricação, e seu nome pode ter sido derivado da palavra "tenemu", que significa cerveja. Ela era retratada como uma mulher usando um cocar com o símbolo do útero de uma vaca, ligando-a à deusa do parto Meskhenet (que também usava o mesmo cocar) e associando-a a nascimentos reais.
Durante o Império Médio, Tenenet foi considerada uma das esposas do deus da guerra tebano Montu (a outra era Iunit). Quando Amon se tornou o deus do estado e foi ligado a Montu, ela foi absorvida por Mut, embora ainda fosse referida em conexão com Montu-Ra.
Tenenet tornou-se mais proeminente durante o período Ramsida do Novo Reino, mas depois caiu em relativa obscuridade. Ela às vezes é confundida ou fundida com a deusa Raet (também conhecida como Raettawy), que era uma forma feminina de Ra, mas essa associação pode ser acidental, pois ocasionalmente as duas são retratadas juntas.
O principal centro de culto de Tenenet era Hermothis, localizado a cerca de 20 quilômetros ao sul de Tebas. Acredita-se que os antigos egípcios adoravam Ísis em Hermothis por intermédio de Tenenet.
Interessante que essa deusa tem uma semelhança com nikasa a deusa suméria da cerveja porém sem ser consumida mas sim como sendo esposa de um deus se bem que a outra deusa também tinha um marido
ResponderExcluir