7 de outubro de 2013

Ra

۞  ADM Sleipnir


Uma das divindades mais importantes da mitologia egípcia, o deus-sol Ra (ou Re) era o poder supremo do universo. O doador da vida, ele é as vezes fundido com o deus Amon como Amon-Ra. Alguns mitos apresentam Ra como o chefe do panteão egípcio e governante de todos os deuses. Outros dizem que ele era o único deus, e que todas as outras divindades eram apenas aspectos de Ra.

Em alguns mitos da criação, Ra surgiu a partir de um monte primevo ou águas primordiais como Ra-Atum e criou Tefnut (umidade) e Shu (ar). A partir deste primeiro par divino surgiu a deusa do céu Nut e o deus da terra Geb, que criaram o universo e geraram os deuses Osíris, Ísis, Seth, Néftis e Hórus.

Ra aparece em muitos mitos e lendas e as histórias sobre ele são muito variadas. Como o deus do sol, ele atravessava o céu em um navio de ouro, trazendo luz e calor para todas as criaturas vivas da Terra. Quando o sol sumia ao entardecer, ele descia ao submundo e levava luz e ar para as pessoas que lá moravam. Servos de cada noite Ra ajudou a lutar contra seu inimigo eterno, a poderosa cobra Apep (também conhecido como Apófis), que sempre tentava engolir Ra e todas as suas criações. Algumas histórias dizem que Ra navegava ao longo do corpo de Nut, a deusa do céu, durante o dia e, em seguida, viajava através de seu corpo durante a noite.


De acordo com uma série de mitos, Ra primeiro reinou durante a idade de ouro. Tudo o que ele via era perfeito, e a visão de tais maravilhas trouxe lágrimas aos seus olhos. As lágrimas caíram sobre a terra e se transformaram em seres humanos. Com o tempo, no entanto, Ra ficou irritado com os humanos por causa de suas ações. Ele convocou seu olho divino, a bela deusa Hathor, e transformou-a em Sekhmet , uma leoa selvagem. Ra enviou Sekhmet à Terra para matar os seres humanos , mas depois dela ter causado um enorme derramamento de sangue, ele decidiu salvar os seres humanos que restaram. Ele pregou uma peça em Sekhmet, deixando-a tão bêbada de cerveja que ela não pode continuar a matança. No entanto, a morte já tinha sido introduzido no mundo .

Em outro mito, a deusa Ísis queria saber o nome secreto de Ra. O nome continha grande poder, que Ìsis planejava usar para fazer suas magias mais fortes. A cada dia, Rá surgia, sobre sua barca, do lado oriental do horizonte para realizar sua travessia pelos céus e atravessar o lado ocidental, ao entardecer, realizando sua viagem noturna pelas regiões de Duat, a qual ele iluminava com sua luz. No entanto eram muitas as viagens que o deus havia realizado e a cada dia ele envelhecia um pouco mais. 


Quando atravessava as terras do Egito, sua cabeça se balançava, sua mandíbula tremulava e da sua boca caía a saliva que regava a terra. Um dia Ísis recolheu a saliva de Ra com sua mão, e misturando-a com a terra modelou uma serpente que deu origem à primeira cobra. Não necessitou empregar sua magia para levar a cabo essa criação, porque na criatura se encontrava a própria substância divina de Rá. Ísis tomou a serpente inerte e a situou no caminho em que seu pai efetuava a transição diária do Oriente e do Ocidente, de acordo com o desejo de sua alma. Um dia, enquanto Ra estava andando , a cobra o mordeu . Atormentado por uma terrível dor , Ra convocou os outros deuses para ajudá-lo. Ísis prometeu aliviar seu sofrimento , mas somente se ele revelasse seu poderoso nome secreto. Ele finalmente concordou, e Ísis usou o nome em um feitiço mágico para remover o veneno e curar o deus-sol.

O principal centro de culto de Ra no Egito antigo era a cidade de Heliópolis (Cidade do Sol). Como o culto de Ra cresceu, desafiou a supremacia de todas as outras seitas e, eventualmente, tornou-se uma parte deles. Ra continuou a ser o deus principal ao longo da história do antigo Egito, e os reis egípcios alegavam ser os filhos de Ra , a fim de vincular -se a ele. Na arte antiga, o deus é comumente apresentado com a cabeça de um falcão usando um disco solar brilhando em sua cabeça.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. um dos deuses mais belos do egito,Parabens pelo blog !!!!

    ResponderExcluir
  2. EU VOU FAZER O RITUAL DE DESTRUIÇÃO DOS MEUS INIMIGOS E TENHO CERTEZA QUE TUDO DARÁ CERTO.OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  3. EU NÃO SEI QUAL É O SEU EMAIL, ENTÃO,DEIXAREI O MEU E VOCÊ ENVIA O SEU PARA QUE EU POSSA DESCREVER O QUE ESTÁ SE PASSANDO COMIGO(VIOLETATELLES@HOTMAIL.COM)

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby