5 de outubro de 2013

Ísis

۞ ADM Sleipnir

Arte de Zhaklin Kolentsova

Ísis (em egípcio Auset) é a grande deusa mãe do antigo Egito, irmã e esposa do deus Osíris. Juntas, essas duas divindades desempenharam um importante papel em muitas histórias na mitologia egípcia, particularmente em mitos sobre renascimento e ressurreição. O culto de Ísis era muito popular no Egito, e eventualmente se espalhou para outras partes do mundo Mediterrâneo, incluindo a Grécia e Roma antigas.

De acordo com a mitologia egípcia, Ísis era filha do deus da terra Geb e da deusa do céu Nut. Sua irmã e irmãos eram Néftis, Seth e Osíris. Estas seis divindades, juntamente com os deuses Ra, Shu e Tefnut, formavam um importante grupo associado ao mito de criação de Heliópolis, conhecido como a Enéade.

Arte de Rodrigo Martins

Um mito famoso sobre Ísis conta como ela descobriu o nome secreto do deus sol Ra e aumentou seu poder. Segundo a história, Ísis encontrou Ra dormindo um dia, roncando alto e com saliva escorrendo de sua boca. Ela recolheu a saliva e a misturou com terra para formar uma serpente venenosa. Em seguida, ela colocou a serpente no caminho que Ra percorria todos os dias.

Quando Ra acordou e começou o seu percurso, a serpente o mordeu, causando-lhe uma dor terrível. Ele chamou os outros deuses para ajudá-lo, mas nenhum atendeu ao seu chamado, exceto Ísis, que prometeu curá-lo se ele lhe revelasse seu nome em segredo. Num primeiro momento Ra se recusou, mas, eventualmente, a sua dor se tornou insuportável. Ele finalmente revela o seu nome a Ísis, e ela acaba ganhando novos poderes, os quais ela usou para curar o deus. Esta história foi associada a um aspecto importante da personagem de Ísis: sua habilidade em artes mágicas.

Arte de Saeralsti

Um dos mitos mais importantes associados com Ísis foi a história da morte e ressurreição de Osíris. De acordo com este conto, o deus Set tinha inveja de seu irmão Osíris, que governava como rei do Egito. Um dia, Seth enganou Osíris e selou-o dentro de uma caixa. Em seguida, colocou a caixa à deriva no rio Nilo, que a levou para a terra distante de Biblos .

Ísis procurou e encontrou a caixa e, em seguida, trouxe-a de volta para o Egito, onde ela a escondeu. No entanto, Seth descobriu o esconderijo e partiu o corpo de Osíris em vários pedaços e os espalhou por todo o Egito. Depois de recuperar todas as partes do corpo de Osíris, com exceção do falo, Ísis usou seus poderes mágicos para restaurar a vida de Osíris, que, em seguida, passou a viver no submundo.


Algum tempo antes que isso acontecesse, Osíris e Ísis geraram um filho chamado Hórus. Ísis manteve a criança escondida de Seth para que ele pudesse crescer e vingar a morte de seu pai. Ela protegeu Hórus contra todos os perigos, e até mesmo lhe restituiu a vida uma vez após ter sido picado por um escorpião. Quando Hórus tornou-se um jovem, ele lutou contra seu tio Seth. Mas Ísis teve pena de Set e permitiu que ele escapasse do confronto. Zangado com sua mãe, Hórus cortou sua cabeça. Thoth, o deus da magia e da sabedoria, trocou a cabeça decepada por uma cabeça de vaca, e a implantou no corpo de Ísis. Algumas antigas estátuas e pinturas da deusa mostram-lhe com a cabeça de uma vaca, e por isso ela era muitas vezes associada à deusa Hathor. Eventualmente, Ísis foi viver com Osíris no submundo.

Os antigos egípcios consideravam Ísis como uma mãe perfeita, e ela era adorada como uma deusa protetora por causa da forma como ela guardava Hórus de todos os perigos. Nos papéis de mãe e de maga, ela também curava os doentes e restaurava a vida aos mortos. Como a mãe de Hórus, que assumiu o lugar de seu pai no trono do Egito, pensava-se que Ísis também desempenhava um papel fundamental na sucessão dos reis egípcios.

Arte de Maryum Arshed


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram, @portaldosmitosblog

12 comentários:

  1. Olha só a foto da Ísis do jogo Smite! Ahahaha

    ResponderExcluir
  2. os deuses do egito estao dominando o portal dos mitos haha adorei seu blog tudo de bom amigo

    ResponderExcluir
  3. Mas Hórus é gerado após o ato mágico de Ísis trazê-lo de volta à vida e não um pouco antes, como é dito no texto :). BB

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho, costumo olhar o site e gostei bastante dessa postagem, que tudo é bem explicado, mas gostaria de saber o que seria o nome secreto de Rá, que não ficou exatamente claro a razão para ter aumentado os poderes de Ísis saber um nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ra possuia muitos nomes, alguns desconhecidos para os homens e até mesmo para os outros deuses. Dentre esses nomes, existe um que lhe conferia todos os seus poderes divinos. Com o objetivo de obter tamanhos poderes pra si, Ísis o ludibriou.

      Excluir
    2. É verdade que Ísis também usou isso pra tirar Rá do trono e colocar Osiris no lugar?

      Excluir
    3. Alexandre, nunca ouvi isso. O que sempre leio é que Ísis queria os poderes de Rá pra si

      Excluir
  5. Adorei o artigo, já ouvi muito essas histórias. Inspirador!

    ResponderExcluir
  6. Se tiver mais alguma história sobre o antigo Egito mostra eu adoro mitos

    ResponderExcluir
  7. Adorooooo tanto as histórias de Isis que tatuei ela❤🤩

    ResponderExcluir
  8. Ísis também conhecida como Aset é uma Deusa do amor, fertilidade, vegetação, necromancia, vidência, cura e muitas outras possibilidades, para a civilização Kemética (egípcia) ela era a grande mãe, atualmente é uma Deusa muito popular entre grupos neopagãos como Wicca, realmente uma Deusa incrível! Excelente matéria! Dwa Aset! En Aset het nebet nofret wabet! (E para Aset todas as coisas belas e puras!)

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby