Image Map

14 de junho de 2021

Cruviana

۞ ADM Sleipnir

Arte de Adriano Abreu (@adrianobreuartes)

Cruviana (também conhecida como Corrubiana, Mãe do Ar, Deusa dos Ventos ou Senhora das Ventaniasé uma divindade do ar presente nas crenças de algumas tribos indígenas e no folclore da região norte do Brasil, em particular no Piauí. Ela é geralmente descrita como uma bela mulher com o dom de manipular e moldar o ar, além de ser capaz de se transformar em brisa. Nessa forma, ela costuma abordar forasteiros à noite, os envolvendo e seduzindo enquanto dormem. No dia seguinte, o mesmo acorda completamente apaixonado e encantado pela Cruviana, tanto que perde qualquer vontade que tenha de voltar para sua terra natal.

Sua presença normalmente é indicada por um vento muito gelado, que percorre as ruas durante a madrugada. Inclusive, o nome cruviana tornou-se sinônimo de vento frio. Muitos contos e cordéis citam a Cruviana como uma patrulhadora dos ventos em todas as regiões do Brasil, sendo o Norte e o Nordeste as regiões onde ela mais mantém sua vigilância. 

Arte de Grazi Katsura

fontes:

  • https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/cruviana/28410/&gt/
  • https://fantasia.fandom.com/

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

9 comentários:

  1. primeira vez que conheço a mãe do ar, será que têm relação com mãe d'água?, enfim sempre bom saber mais da nossa mitologia brasileira

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Realmente ela não é muito famosa, eu mesmo a conheci a pouco tempo.

      Excluir
  3. Então ela está para as regiões Norte-Nordeste, o que o Minuano é para sulistas. Meu Brasil sempre me impressionando. Obrigado ao pessoal do Portal dos Mitos por existirem e compartilharem esse tipo de conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que legal, ouvi sempre minha vó falar nesse termo, e queria saber a causa, me esclareceu tudo, e que mito legal! ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou do Piauí e desde novo escuto sobre a Cruviana, mas nunca achei que essa era a origem... Achava que era do o vento frio da madrugada mesmo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby