۞ ADM Sleipnir
Arte de Toscasam |
Minta (Mintha, do grego: Μινθη, "hortelã", também Minthe ou Mentha) é na mitologia grega uma náiade, filha do potamoi (deus-rio) Cócito, que personificava o rio de mesmo nome que flui pelo submundo, e onde Minta habitava. Um monte localizado na Grécia, na região sul da Élida, leva o seu nome.
De acordo com a mitologia, Minta era amada pelo deus Hades, antes dele sequestrar a deusa Perséfone e fazer dela sua esposa. Quando isso aconteceu, Hades deixou Minta de lado, mas a náiade não aceitava ter sido trocada. Minta vivia se gabando de ser mais bela que a filha de Zeus e Démeter, e também dizia que Hades logo se cansaria dela e voltaria para os seus braços.
Quando tais declarações chegaram aos ouvidos de Deméter, a deusa transformou Minta na planta que hoje conhecemos como hortelã. Algumas versões da lenda contam que foi a própria Perséfone quem transformou a atrevida náiade, após flagrá-la tentando seduzir seu marido.
A hortelã era uma das plantas usada em antigos ritos funerários para mascarar o cheiro dos mortos e, portanto, era considerada uma planta sagrada de Hades.
Arte de CORinAZONe |
fontes:
Muito legal,gosto bastante do Hades e ainda tinha não conhecido essa história.
ResponderExcluirAchei essa história muito interessante, adoro saber sobre mitologia grega e ainda não conhecia essa história. A versão da história que diz que foi Deméter que a transformou em hortelã me parece mais provável já que ela é conhecida por ser uma mãe muito protetora, também não acredito que Persefone faria isso.
ResponderExcluir