۞ ADM Sleipnir
Arte de Kati Sarin |
Wati-Kutjara (também conhecidos como Wati-kutjarra, Wadi Gudjara, ou ainda Kurukadi, "iguana branca" e Mumba, "iguana negra") são dois homens-iguanas gêmeos pertencentes à mitologia aborígene australiana.
De acordo com os mitos, os dois dormiram debaixo da terra por muito tempo antes do Tempo do Sonho, quando subitamente despertaram e começaram a vagar pela região do deserto ocidental australiano, criando animais, plantas, rochas e depressões aonde quer que fossem. Wati-Kutjara também ensinaram as pessoas ao longo do caminho a fazer fogo e cozinhar alimentos. Eles também fizeram instrumentos cerimoniais para o povo, como o tabuleiro inma, o qual dizem conectar cada indivíduo a seus ancestrais e à música e sonho de seus ancestrais, além de ser uma arma mágica.
Durante sua jornada, os irmãos confrontaram e derrotaram muitos espíritos malignos, dentre os quais estava Kulu, o espírito da lua. Wati-Kutjara flagraram Kulu perseguindo um grupo de mulheres (ou uma única mulher, segundo uma variação da lenda) na tentativa de violentá-las, e utilizando um bumerange, os irmãos o castraram e o mataram. As mulheres que Kulu havia tentando estuprar se tornaram o conjunto de estrelas conhecidos como Plêiades. Já o espírito de Kulu retornou para a lua, e como ele havia morrido, a lua se tornou pálida. Ao final de sua jornada, Wati-Kutjara se tornaram a constelação de Gêmeos.
Abaixo deixo um vídeo curtíssimo ilustrando a jornada de Wati-Kutjara:
Wati-Kutjara Beast Film from Kati Sarin on Vimeo.
fontes:
- Wikipédia
- https://sarinkati.wordpress.com
- A Bíblia da Mitologia, de Sarah Bartlett
Muito bom
ResponderExcluir