Image Map

28 de junho de 2021

Wati-Kutjara

۞ ADM Sleipnir

Arte de Kati Sarin

Wati-Kutjara (também conhecidos como Wati-kutjarra, Wadi Gudjaraou ainda Kurukadi, "iguana branca" e Mumba, "iguana negra") são dois homens-iguanas gêmeos pertencentes à mitologia aborígene australiana. 

De acordo com os mitos, os dois dormiram debaixo da terra por muito tempo antes do Tempo do Sonho, quando subitamente despertaram e começaram a vagar pela região do deserto ocidental australiano, criando animais, plantas, rochas e depressões aonde quer que fossem. Wati-Kutjara também ensinaram as pessoas ao longo do caminho a fazer fogo e cozinhar alimentos. Eles também fizeram instrumentos cerimoniais para o povo, como o tabuleiro inma, o qual dizem conectar cada indivíduo a seus ancestrais e à música e sonho de seus ancestrais, além de ser uma arma mágica. 

Durante sua jornada, os irmãos confrontaram e derrotaram muitos espíritos malignos, dentre os quais estava Kulu, o espírito da lua. Wati-Kutjara flagraram Kulu perseguindo um grupo de mulheres (ou uma única mulher, segundo uma variação da lenda) na tentativa de violentá-las, e utilizando um bumerange, os irmãos o castraram e o mataram. As mulheres que Kulu havia tentando estuprar se tornaram o conjunto de estrelas conhecidos como Plêiades. Já o espírito de Kulu retornou para a lua, e como ele havia morrido, a lua se tornou pálida. Ao final de sua jornada, Wati-Kutjara se tornaram a constelação de Gêmeos.

Abaixo deixo um vídeo curtíssimo ilustrando a jornada de Wati-Kutjara:

Wati-Kutjara Beast Film from Kati Sarin on Vimeo.

fontes:

  • Wikipédia
  • https://sarinkati.wordpress.com
  • A Bíblia da Mitologia, de Sarah Bartlett

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby